Kalu Bergamo, da Camisaria Louis Belafre: vestir-se bem e agir para a sustentabilidade (Divulgação)
O aniversário de Piracicaba é comemorado com otimismo entre comerciantes ouvidos pela Gazeta. A expectativa é que, ao nível nacional, a economia caminhe com segurança e no município haja investimentos em infraestrutura.
“O varejo de tintas em 2023 continua desafiador. Sempre buscamos manter nosso foco no atendimento diferenciado, ampla variedade de marcas e produtos e condições facilitadas de pagamento”, diz Cátia Piazza, da CCC Piazza, tradicional vendedora de tintas há 48 anos. “Dessa forma, conseguimos nos manter em crescimento, competitivos e inseridos no dia a dia de quem busca por uma loja de qualidade e competência na hora de pintar. Acreditamos que Piracicaba possa sempre buscar melhorias, assim como qualquer cidade que pretenda estar antenada e junto da sua população. Seja em melhorias estruturais, educacionais e sociais, o comércio como um todo depende desses fatores para crescer com prosperidade”, afirma.
Para Kalu Bergamo, da Camisaria Louis Belafre, que atua no mercado há 40 anos, neste aniversário Piracicaba “deve buscar em sua expressão não só o produto mas a consciência ambiental”. Encontrar caminhos voltados para a sustentabilidade e consciência ambiental, segundo defende o empresário.
Indagado para as expectativas do varejo de roupas este ano, Kalu diz que são positivas neste segundo semestre. “Estamos buscando muitas inspirações para lançar novidades. Agosto é um mês muito expressivo para nós por conta do Dia dos Pais. Outubro é a nossa queima de estoque tão esperada por alguns clientes e dezembro é o tão esperado Natal. São meses muito promissores e estamos confiantes”, disse.
Piracicaba possui um grande número de restaurantes conceituados e entre eles está o Monte Sul, que espera grandes comemorações para o aniversário da cidade hoje. Responsável pelo negócio, Gilberto Black diz que o segmento de comidas fora de casa está bastante estável este ano.
Espaço para clientes se servirem no Monte Sul (Divulgação)
Ele lembra que há um equilíbrio de fluxo de consumidores entre meses deste ano e de 2022, mas lamenta que no ano passado a ausência da Zona Azul (estacionamento rotativo) prejudicou um pouco o setor. “A ideia geral é que 2023 seja um ano bom”, afirmou.
No Pintado & Cia 2023 está melhor do que 2022. Especializado em peixes, o proprietário Givaldo Lourenço da Silva diz que o público de Piracicaba e outras localidades adora provar o cardápio e o aniversário da cidade deixa isso ainda mais em evidência.
O movimento, comemora ele, cresceu. “Em relação ao ano passado esperamos que este ano seja com ótimas vendas”.
Para o tradicional comerciante, o aniversário da cidade merece reflexões. “Piracicaba tem um potencial enorme em atrair turistas e isso acaba sendo um benefício para todos os comerciantes. A cidade está bem servida”.