VARIEDADES

Com Connery, filme fez grande sucesso

No Dicionário de Cinema, Jean Tulard assinala o paradoxo. Jean-Jacques Annaud ganhou o Oscar com um primeiro filme que foi fracasso na França, Preto e Branco em Cores, de 1976

Estadão Conteúdo
07/05/2020 às 07:33.
Atualizado em 30/03/2022 às 01:15

No Dicionário de Cinema, Jean Tulard assinala o paradoxo. Jean-Jacques Annaud ganhou o Oscar com um primeiro filme que foi fracasso na França, Preto e Branco em Cores, de 1976. Relançado após o prêmio, fracassou de novo. Ele filmou o futebol, Coup de Tête, e o público de novo não quis nem saber. O sucesso veio com A Guerra do Fogo, sua recriação dos homens das cavernas, de 1981. Embalado no novo prestígio comercial, ele assumiu o que parecia impossível. Adaptou o best-seller de Umberto Eco.

Como condensar em pouco mais de duas horas um calhamaço de quase 600 páginas? Annaud escolheu o que poderia parecer mais fácil, a intriga policial, e saiu-se muito bem. O filme estourou. A persona do 007 Sean Connery contribuiu. Faz o frei franciscano William de Baskerville, que investiga uma série de sete assassinatos, em sete noites seguidas, num mosteiro da Itália medieval, em 1327.

William e seu auxiliar, Adso/Christian Slater, descobrem os segredos da abadia na grande biblioteca que guarda livros apócrifos. Perde-se, na transcrição, a erudição das descrições de Eco sobre a cultura da Idade Média e a riqueza de suas informações sobre a separação entre religião e política na época, ou o embate, dentro da própria instituição, entre retornar à pobreza e à simplicidade do Cristo ou armar-se para enfrentar os novos tempos (e ameaças)?

Como altamente positivo, o filme mantém, mesmo reduzida, a intertextualidade no centro do livro, a discussão medieval sobre as 'universais' - ou sobre o que vale mais, as coisas ou o nome que damos a elas? F. Murray Abraham, que havia recebido o Oscar de 1984 pelo Salieri de Amadeus, de Milos Forman, é bem impressionante como o inquisidor Bernardo Gui. O filme pode ser encontrado no Now.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por