Eleições 2022

Colégios Eleitorais prepados e fiscalizados; tudo pronto para as eleições deste domingo (2)

A Gazeta preparou uma colinha que pode ser usada para facilitar a votação. O juiz Carlos Cunha disse que a colinha, segundo matérias jornalísticas, é uma grande aliada para evitar erros ou confusão

Romualdo Cruz Filho
01/10/2022 às 06:46.
Atualizado em 01/10/2022 às 06:47

A transferência das urnas para os locais de votação foi feita na manhã desta sexta-feira (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

O Cartório Eleitoral finalizou ontem a entrega das 888 urnas aos 104 domicílios eleitorais pertencentes às três Zonas Eleitorais que envolvem Piracicaba e alguns municípios da região, como Charqueada, Rio das Pedras, Saltinho, Águas de São Pedro e São Pedro. 

Os profissionais de cada escola em questão, convocados pela Justiça Eleitoral, fizeram o trabalho de preparação do espaço para que as eleições ocorram dentro do previsto. Tanto é que nessas instituições de ensino não houve aula ontem.

Além da validação das urnas, com acompanhamento de juízes eleitorais, chefes e técnicos do Cartório Eleitoral, advogados representantes da OAB, entre outros, houve a fiscalização de cada local para ver se estava adequado em termos de acessibilidade, sinalização e informações importantes aos eleitores. 

A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal montaram um esquema de vigilância dos colégios eleitorais, com planos específicos para os bairros considerados mais críticos em termos de sinistros. Em alguns casos, haverá um profissional da segurança pública vigiando a escola em caráter permanente até o fim do processo eleitoral, no domingo, às 17h.

Tudo para que "a festa da democracia", segundo o juiz Eleitoral da 270ª Zona Eleitoral, Luiz Antonio Carlos Cunha, transcorra dentro da normalidade esperada. Em Piracicaba, até o momento, não houve nenhuma ocorrência de irregularidade grave, além de denúncias de campanhas que supostamente foram feitas de forma ilegal, que passarão por análise técnica e decisão da justiça.

A orientação dos especialistas é que o eleitor colabore, evitando situações que possam causar transtorno. É proibido fazer boca de urna e campanha eleitoral. O sábado deve ser reservado à reflexão e ao diálogo com familiares a amigos, caso ainda o eleitor não tenha consolidado suas escolhas. Qualquer tipo de coação deve ser feita no próprio site do TRE ou TSE.

Colinha

A Gazeta preparou uma colinha que pode ser usada para facilitar a votação. O juiz Carlos Cunha disse que a colinha, segundo matérias jornalísticas, é uma grande aliada para evitar erros ou confusão no momento diante da urna eleitoral. Com os números em mãos, o eleitor é capaz de concluir sua votação em menos de um minuto e voltar para casa com o dever cumprido.

Os resultados das eleições começam a ser divulgados a partir das 17h do mesmo dia, conforme os dados forem sendo enviados ao TSE, que monitora todo o processo tecnológico envolvido para que as eleições transcorram com a maior transparência e segurança.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por