Rede de saúde

Clínicas e médicos fazem cadastro na Prefeitura

A Prefeitura de Piracicaba já tem clínicas e médicos particulares cadastrados para atender pacientes SUS em seus próprios consultórios. Em janeiro de 2023, devem ser firmados os primeiros contratos

Romualdo Cruz Filho
28/12/2022 às 06:13.
Atualizado em 28/12/2022 às 06:13
Clínicas particulares e médicos especialistas começam a se cadastrar para atender pacientes SUS (Captura de tela)

Clínicas particulares e médicos especialistas começam a se cadastrar para atender pacientes SUS (Captura de tela)

A prefeitura abriu no início de dezembro uma página no site oficial para o cadastramento de médicos particulares que tenham interesse em atender pacientes SUS em seus próprios consultórios. O projeto foi desenvolvido com base no Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cismetro), uma vez que tem ficado cada vez mais difícil contratar médicos para a rede devido ao baixo salário pago pelo município.

De acordo com a prefeitura, tem havido procura e cadastramento, no entanto, há todo um processo burocrático até se firmar os contratos, o que deve iniciar em janeiro de 2023.

"A Secretaria de Saúde informa que tem sido procurada por clínicas e médicos especialistas para adesão ao credenciamento disponibilizado desde o início deste mês. Os documentos já recebidos estão sob a avaliação da Comissão de Credenciamento da SMS e, assim que todos estiverem aptos, será publicada a aprovação no Diário Oficial do Município. Desta forma, será feita a elaboração de contrato, emissão de ordem de serviço e início do atendimento", disse a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em nota.

O Hospital Unimed foi a primeira unidade de saúde a demonstrar apoio ao projeto e está estudando o escopo da parceria que fará com o município. Sérgio Fortuoso, representante da instituição, disse que há a necessidade interna de definir as janelas na grade de atendimentos dos médicos e ver quais os profissionais estão dispostos a participar do projeto. "A contribuição será dada. Precisamos agora definir o tamanho da nossa contribuição sem que haja qualquer prejuizo aos nossos clientes", disse ele na ocasião do lançamento do projeto.

Esta é uma das grandes apostas da SMS para tentar reduzir o tamanho da fila de espera por médicos especialistas. "Consideramos esta uma contribuição da sociedade médica local para com o SUS. Não vamos pagar o valor de uma consulta em clínica privada, mas também não vamos pagar a tabela SUS. Teremos uma tabela nova, ao estilo Cismetro, que torne o projeto viável. Somente com a consciência da sociedade sobre o tamanho do problema conseguiremos chegar a uma solução, que envolva um pouco do esforço de cada um", enfatizou o prefeito Luciano Almeida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por