O chileno Nicolás Zepeda, acusado de assassinar sua ex-namorada japonesa, que desapareceu na cidade francesa de Besançon (leste) em 2016, foi formalmente acusado de homicídio e posto em prisão preventiva nesta sexta-feira (24), após ser extraditado do Chile para a França, disse à AFP o promotor de Besançon (leste)
O chileno Nicolás Zepeda, acusado de assassinar sua ex-namorada japonesa, que desapareceu na cidade francesa de Besançon (leste) em 2016, foi formalmente acusado de homicídio e posto em prisão preventiva nesta sexta-feira (24), após ser extraditado do Chile para a França, disse à AFP o promotor de Besançon (leste).
Zepeda, de 29 anos, chegou a Paris esta manhã e foi imediatamente levado a Besançon, onde, após interrogá-lo, a juíza de instrução encarregada do caso, Marjolaine Poinsard, decidiu indiciá-lo por homicídio.
"Nicolas Zepeda foi indiciado (acusado) pelo assassinato de Narumi", declarou à AFP Etienne Manteaux, promotor de Besançon, cidade do leste da França onde a japonesa desapareceu há quatro anos.
"Estou em território francês e prometo assistir a todas as convocações", disse Zepeda, com calma, durante sua apresentação à juíza.
"NUnca cometi violência, nem pressionei ninguém e me comprometo a que continue sendo assim", acrescento, voltando a alegar inocência.
A juíza decretou sua prisão preventiva.
Sua advogada, Jacqueline Laffont, que defendeu o ex-presidente Nicolás Sarkozy no passado, havia pedido que o cliente ficasse sob controle judicial em um apartamento em Paris, que seu pai alugaria.
Mas o promotor considerou que "os elementos que implicam diretamente Zepeda no homicídio de Narumi Kurosaki são contundentes".
Zepeda é o único suspeito do desaparecimento de Narumi Kurosaki, cujo rastro se perdeu em 6 de dezembro de 2016, quando ela tinha 21 anos, em uma residência universitária em Besançon.
Embora seu corpo não tenha sido encontrado, os investigadores supõem que a jovem esteja morta.
Sylvie Galley, advogada da família de Narumi Kurosaki, lembrou que a jovem teria completado 25 anos na quinta-feira.
"Para sua família, este dia de aniversário foi um dia de luto. Estão abatidos porque esperavam que aparecessem revelações. Gostariam de suplicar a Nicolás Zepeda que lhes diga onde está Narumi porque seu lugar é perto de seus pais", declarou.
Segundo o promotor Manteaux, é possível que o julgamento seja celebrado em 2021.
Segundo os investigadores, Zepeda, membro de uma família abastada, viajou à França especialmente para cometer o crime depois de saber que Kurosaki, a quem ele conheceu durante uma viagem ao Japão em 2014, estava em um novo relacionamento.