O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou nesta sexta-feira (13) sua "grave preocupação" pela aparente violação de um cessar-fogo na disputada região do Saara Ocidental
O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou nesta sexta-feira (13) sua "grave preocupação" pela aparente violação de um cessar-fogo na disputada região do Saara Ocidental.
As Nações Unidas tentaram durante dias evitar a escalada de tensões no antigo território espanhol, onde o movimento separatista Frente Polisário afirmou que o Marrocos rompeu três décadas de cessar-fogo, segundo um porta-voz de Guterres.
"Nos últimos dias, as Nações Unidas, incluindo o secretário-geral, se envolveram em múltiplas iniciativas para evitar uma escalada da situação na Faixa de Distensão da área de Guerguerat para alertar contra as violações do cessar-fogo e as sérias consequências de qualquer mudança no statu quo", explicou Stephane Dujarric.
"O secretário-geral lamenta que estes esforços tenham sido infrutíferos e expressa uma grave preocupação pelas possíveis consequências destes últimos acontecimentos", acrescentou o porta-voz.
Guterres "pede às partes para proporcionar liberdade total de movimento à Missão [da ONU] de acordo com o seu mandato", acrescentou.
Fontes diplomáticas disseram que não estava prevista nenhuma reunião formal do Conselho de Segurança da ONU para discutir o possível fim do cessar-fogo, vigente desde 1991.
Existem, no entanto, conversas em curso para realizar uma reunião informal, embora diplomatas tenham dito que não seria possível convocá-la até o começo da semana que vem.
prh/iba/rs/rsr/mvv