Aves silvestres estavam em dois imóveis do bairro Recreiro (Divulgação)
A Polícia Militar Ambiental autou alguns moradores de Charqueada, durante uma fiscalização realizada ontem por causa de terem aves em cativeiro e por pesca irregular. Uma das apreensões de aves ocorreu na rua Sebastião Jorge de Moraes, bairro Recreio, onde a multa foi de R$ 1.500,00.
Neste endereço, os patrulheiros ambientais localizaram três pássaros - dois canários-da-terra-verdadeiros e um coleirinho. Eles estavam em gaiolas individuais, com água e comida à disposição, sem sinais de maus-tratos, porém sem nenhum tipo de identificação.
O proprietário da residência informou que havia ganhado de um conhecido. As aves foram apreendidas e soltas em área de mata próximo ao rio Corumbataí. Houve destruição das gaiolas e descarte em local apropriado.
A outra apreensão ocorreu na avenida Corumbataí, também no Recreio, onde a multa é de R$ 2.700,00. Na casa foram apreendidos um pássaro preto e um brejal, presos em gaiolas individuais, com água e comida à disposição, mas sem anilha.
O dono falou que ganhou do filho. O pássaro preto foi solto perto do rio Corumbataí e o brejal, por ser oriundo de outro Estado, ficou provisoriamente depositado ao dono da casa.
No caso da pescaria, o flagra foi na Pedra Chata - rio Corumbataí. Ali, os PMs apreenderam quatro varas com molinete e 85 gramas de pescado - mandi e corimbatá. Os pescadores estavam no barranco.
O apetrecho foi apreendido e os peixes, que ainda estavam vivos, foi devolvido ao rio.