Cinquenta gatos serão castrados neste sábado (14) pelo CCZ (Divulgação)
Cinquenta gatos serão castrados neste sábado (14) pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), vinculado à Secretaria de Saúde de Piracicaba. A ação intitulada CastraFácil, que acontece das 8h às 16h, visa o controle populacional de gatos de rua, bem como de núcleos de gatos localizados em bairros carentes da cidade e tem apoio de protetores independentes de animais, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) por meio do curso de Medicina Veterinária, e da vereadora e protetora Alessandra Bellucci.
Matheus Santos, coordenador do CCZ, explica que não haverá livre demanda para castração, tendo em vista que a data foi reservada especial para atender a demanda solicitada pelos protetores de animais. “Entendemos ser importante o controle da população dos núcleos de gatos na cidade, por isso, quando os protetores vieram com a demanda nós já nos organizamos para que ela fosse atendida”, informou.
Segundo Souza, os protetores visitaram diversos núcleos de gatos em áreas carentes da cidade e perceberam a necessidade da castração.
“Eles levantaram a demanda para nós. Analisamos tudo e vimos que era necessário, por isso, reservamos previamente essas 50 vagas para castração dos gatos. Todas as vagas já estão preenchidas e não haverá atendimento por livre demanda nesta data, apenas o atendimento de urgência que já é rotina no CCZ”, completou.
Filemon Silvano, secretário de Saúde, reforça que é importante dar suporte ao trabalho das equipes do CCZ bem como dos protetores independentes.
Nesta ação, o CCZ está com equipe com dois veterinários, supervisor de equipe e agentes de zoonoses, além disso, dez alunos e professor do curso de Medicina Veterinária da Unimep darão o suporte no pré e pós-operatório realizado nos gatos.