Santa Casa

Cardiologista Humberto Passos lança primeiro livro

Publicação reúne pensamentos, crônicas, reflexões e poesias de sua autoria

Da Redação
04/03/2023 às 09:22.
Atualizado em 04/03/2023 às 09:22
O cardiologista Humberto Passos: “Quero ser lembrado como um médico de almas” (Divulgação)

O cardiologista Humberto Passos: “Quero ser lembrado como um médico de almas” (Divulgação)

“Conversas do Coração" é o título do primeiro livro de autoria do médico Humberto Passos, cardiologista clínico e intervencionista coordenador da Unidade Coronária e preceptor de estagiários e residentes em cardiologia na Santa Casa de Piracicaba.

O lançamento aconteceu em dezembro do ano passado, no Espaço Monte Alegre, durante o 1º talk show do casal Renata e Humberto Passos, evento beneficente com verba revertida para o projeto “Juntos Moçambique/África”, durante noite de autógrafos, muita alegria, atrações musicais e poesia. “Gratidão é atitude”, disse Passos.

Na publicação, o autor reúne pensamentos, crônicas, reflexões e poesias de sua autoria; além, claro, de “belas e profundas conversas entre um médico cardiologista apaixonado pelo coração e o Criador de todos os corações que batem e habitam na humanidade”, conforme ele mesmo define.

Logo na apresentação do livro, Passos revela que o conteúdo deriva de perguntas, angústias, respostas e silêncios. “É a intimidade que só Criador e criatura podem ter a partir da intimidade desfrutada por meio de conversas diárias que acontecem todas as manhãs, antes mesmo do sol nascer”, confidencia.

Desta forma, o livro expande a ideia das doenças, e em especial das enfermidades do coração, para além dos necessários exames, cuidados, mudanças de hábitos e controle dos fatores de risco, para focar no coração que interroga a vida em suas diversas interfaces.
“Há que se olhar para dimensão do todo e, para viver com mais saúde, é necessário perceber a vida em sua dimensão subjetiva, com sua espiritualidade, encontros, sentido, significados e propósitos para interiorizar um ambiente de cura, e não adoecimento”, propõe Passos.

Neste cenário, alguns textos trazem também a perspectiva da evolução tecnológica e da modernidade da medicina atual, sem perder porém, o olhar alargado para as assimetrias que acometem o ser humano ao longo da sua história de vida. Para Passos “refletir sobre este aspecto é necessário e urgente, pois nunca foi tão importante olhar para a alma em busca de uma jornada com mais saúde”.

Ao convidar para a leitura, o autor solicita ao leitor que, “primeiramente, abra o coração e só depois, então, o livro. “Não precisa seguir a ordem das publicações, escolha o texto conforme o seu coração mandar; então leia, medite e receba”, sugere lembrando que “a boca fala do que o coração está cheio e, portanto, transbordante”.

Natural de Botelhos, no estado de Minas Gerais e filho de dois apaixonados pelas palavras, os senhores Benedito e Cesira, Passos herdou a paixão pelos livros e pela poesia também da avó materna, Almerinda. Casado com Renata, “desde o tempo que suas palavras eram curtas e restritas aos receituários e prontuários médicos”, com quem tem as filhas Beatriz e Júlia, já adultas, seu maior desejo na vida é “deixar um legado e ser lembrado como um médico de almas”, pois segundo ele, aquele que atende, examina e receita, tem o dom de intervir de coração para coração.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por