A Câmara Baixa do Parlamento canadense aprovou nesta sexta-feira (13) o novo acordo comercial entre Estados Unidos, México e Canadá (T-MEC), que agora passará ao Senado, pouco antes de suspender seus trabalhos até 20 de abril devido à pandemia de coronavírus
A Câmara Baixa do Parlamento canadense aprovou nesta sexta-feira (13) o novo acordo comercial entre Estados Unidos, México e Canadá (T-MEC), que agora passará ao Senado, pouco antes de suspender seus trabalhos até 20 de abril devido à pandemia de coronavírus.
O Senado canadense também deve aprovar o tratado trilateral nesta sexta, disse Pablo Rodríguez, líder do governo na Câmara Baixa. O Canadá é o único dos signatários do tratado que ainda não o ratificou.
O acordo será ratificado por Ottawa, após a assinatura da governadora-geral, Julie Payette.
O novo acordo comercial foi ratificado pelo México em 10 de dezembro e promulgado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 29 de fevereiro.
O T-MEC afirma ser uma versão modernizada do acordo de livre-comércio Nafta que os três países da América do Norte alcançaram em 1994.
Trump impôs uma renegociação Nafta em agosto de 2017, chamando-o de "o pior acordo comercial da história" dos Estados Unidos. O republicano acusou o pacto de ser responsável por destruir o trabalho em seu país, devido à realocação de empregos em busca de mão-de-obra barata no México.
jl/et/mr/yow/mr/tt