O piloto finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) conquistou a pole position e vai largar em primeiro no domingo no Grande Prêmio dos 70 anos da Fórmula 1, depois de ter estabelecido o melhor tempo da sessão de classificação à frente de seu companheiro de equipe Lewis Hamilton
O piloto finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) conquistou a pole position e vai largar em primeiro no domingo no Grande Prêmio dos 70 anos da Fórmula 1, depois de ter estabelecido o melhor tempo da sessão de classificação à frente de seu companheiro de equipe Lewis Hamilton.
A Mercedes confirmou seu domínio no início da temporada e superaram o surpreendente Nico Hülkenberg (Racing Point), substituto nesta corrida do mexicano Sergio Pérez, que testou positivo para coronavírus na semana passada.
O finlandês, que acaba de renovar seu contrato com a Mercedes até 2021, consegue assim a 13ª pole de sua carreira.
"Estou muito feliz", declarou ele após seu êxito. "Mentalmente, quando você começa na pole sempre pode vencer a corrida", disse Bottas, que no momento tem 30 pontos a menos que Hamilton na classificação do mundial de pilotos.
O hexacampeão mundial britânico venceu o Grande Prêmio da Inglaterra, na mesma pista, na semana passada, apesar de ter cruzado a linha de chegada com três pneus após um furo na última volta.
Quanto a Hülkenberg, ele reconheceu que as últimas semanas foram "loucas".
"Estou um pouco surpreso por estar aqui de novo", disse o alemão, que não pôde correr na semana passada devido a uma pane momentos antes da largada.
Atrás do trio, o holandês Max Verstappen (Red Bull) vai largar ao lado de Hülkenberg na segunda fila, enquanto a terceira linha será compartilhada por Daniel Ricciardo (Renault) e Lance Stroll (Racing Point), quinto e sexto, respectivamente.
As Ferraris foram mais uma vez muito discretas, com um oitavo lugar para Charles Leclerc e apenas um décimo segundo para Sebastian Vettel, que nem sequer conseguiu se classificar para o Q3 da sessão de classificação.
O tetracampeão mundial alemão sabe que não vai continuar no ano que vem na Ferrari e no momento parece à deriva nesta temporada.
- Classificação do Q3 da sessão de classificação:
1. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) 1:25.154
2. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 1:25.217