Operação contou com 16 bombeiros, mas oito deles carregaram a maca própria para este tipo de transporte e que é bastante segura (Vagner Romano/Piranot)
O Corpo de Bombeiros de Piracicaba realizou ontem, na comunidade Portelinha, uma operação para transporte de uma mulher, que pesa 230 Kg, até o Hospital dos Fornecedores de Cana onde ela será submetida a uma cirurgia bariátrica.
Nesta missão, cujo principal objetivo foi apoiar equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), foram empenhados 16 bombeiros e duas enfermeiras. De acordo com o capitão Giovani, que comanda o 1º Subgrupamento de Bombeiros, a operação foi planejada com antecedência.
Os bombeiros estiveram um dia antes na comunidade para verificar as distâncias e dificuldades de acesso porque não tem rua (são só vielas com escadas para a saída até a rua Honorato Faustino). Foi nesta via pública que as viaturas ficaram.
A paciente foi colocada numa maca chamada de "Sked", própria para transporte de vítimas em local de difícil acesso e espaços confinados. "Usamos escadas prolongáveis do caminhão como trilho, três escadas, formando um trilho de 25 metros na escadaria", declarou o capitão.
"Em seguida, usamos um guincho da viatura para arrastar a maca", acrescentou. A distância da casa até a saída da viela foi de cerca de 150 metros. Entre retirar a mulher de dentro de casa e colocá-la na ambulância do Samu, segundo Giovani, foram cerca de 40 minutos.
A paciente chegou bem ao hospital e a ambulância teve, à frente do trajeto, uma viatura da Polícia Militar.