O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (11) a nomeação como chefe da Agência Central de Inteligência americana (CIA) de William Burns, um diplomata aposentado que ajudou a manter negociações secretas com o Irã
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (11) a nomeação como chefe da Agência Central de Inteligência americana (CIA) de William Burns, um diplomata aposentado que ajudou a manter negociações secretas com o Irã.
Burns passou mais de três décadas no corpo diplomático americano. Durante esse período, foi embaixador na Rússia entre 2005 e 2008 e ocupou cargos importantes no Departamento de Estado.
"Bill Burns é um diplomata exemplar com décadas de experiência no cenário mundial mantendo nosso povo e nosso país sãos e salvos", disse Biden em um comunicado.
Ele preside o Fundo Carnegie para a Paz Internacional, um think tank dedicado às relações internacionais com sede nos Estados Unidos.
O nome de Burns estava sendo considerado como possível secretário de Estado de Biden, dada sua longa experiência com o Irã.
Ele esteve envolvido nas negociações ocultas que abriram o caminho para o acordo sobre o programa nuclear iraniano assinado em 2015 por Teerã e por grandes potências ocidentais.
"O fato de termos feito isso discreta, ou secretamente, causou alguma polêmica", disse ele em uma entrevista em 2016.
"Mas a realidade é que, após 35 anos sem manter contato diplomático entre os Estados Uidos e o Irã, havia muitas circunstâncias prévias, muitas desconfiança e muitas queixas", defendeu.
jm/fox/gma/dg/mr/tt