Steve Bannon, ex-conselheiro do presidente americano Donald Trump, foi detido nesta quinta-feira (20), acusado de fraude contra cidadãos que doaram dinheiro para a construção de um muro na fronteira com o México, anunciou a promotoria de Nova York
Steve Bannon, ex-conselheiro do presidente americano Donald Trump, foi detido nesta quinta-feira (20), acusado de fraude contra cidadãos que doaram dinheiro para a construção de um muro na fronteira com o México, anunciou a promotoria de Nova York.
A acusação diz que sua campanha virtual de arrecadação de fundos "Construímos o muro" recebeu doações de mais de US$ 25 milhões.
Ainda que Bannon e outros três acusados tenham prometido usar toda a quantia na construção do muro, na verdade ficaram com parte da quantia para uso pessoal, de acordo com os promotores.
A prisão do nacionalista Bannon é o episódio mais recente de uma série de embates judiciais envolvendo integrantes do círculo íntimo de Trump, que tentará a reeleição em novembro.
Nesta quinta-feira, Trump afirmou não saber de nada sobre a campanha "on-line" para financiar o muro na fronteira com o México.
"Não sei nada sobre este projeto", afirmou Trump no Salão Oval. "Não tenho contato com ele há muito tempo", acrescentou, referindo-se a seu ex-assessor.
"Acredito que seja algo muito triste para Bannon. Acredito que seja surpreendente", prosseguiu Trump, que disse "sentir-se muito mal" pelo ex-assessor.
Em 2018, a campanha "Construímos o muro" foi criada por outro acusado, Brian Kolfage, hospedada no site GoFundMe.
Tinha como objetivo arrecadar fundos para o muro que o presidente americano prometeu construir durante sua campanha eleitoral em 2016, como forma de impedir a imigração ilegal a partir do México e da América Latina.
Uma semana após o lançamento, a campanha já estava havia recebido US$ 17 milhões em doações, o que fez o GoFundMe suspeitar e levou o site a encerrá-la.
O GoFundMe informou aos organizadores que deveriam identificar uma organização sem fins lucrativos legítima para a qual destinariam o dinheiro, caso contrário, seria devolvido aos doadores.
De acordo com a acusação, os réus começaram a usar uma organização sem fins lucrativos controlada por Bannon e uma empresa de fachada dirigida por outro acusado, Timothy Shea, além de recibos falsos e acordos falsos de vendas para esconder as transações.
Bannon, de 66 anos, e outro acusado, Brian Kolfage, de 38 anos, veterano da Força Aérea e fundador da campanha "We Build the Wall" ("Nós Construímos o Muro"), asseguraram aos doadores que 100% do dinheiro seria utilizado para a construção do muro, e que Kolfage não obteria um centavo do que foi arrecadado como salário ou compensação, segundo a Procuradoria.