Praça José Bonifácio

Audiência pública discute a revitalização

Propostas buscam tirar o local do abandono, dar fluxo aos veículos, gerar mais bolsões de estacionamento e facilitar o acesso à área comercial

Romualdo Cruz Filho
06/07/2022 às 06:47.
Atualizado em 06/07/2022 às 06:48
Uma das propostas que serão discutidas é a abertura da rua São José. Atualmente, para continuar nela é preciso contornar a praça José Bonifácio (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Uma das propostas que serão discutidas é a abertura da rua São José. Atualmente, para continuar nela é preciso contornar a praça José Bonifácio (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Audiência pública sobre revitalização da praça José Bonifácio, agendada para hoje (6), às 16h, na Câmara Municipal, deve nortear o destino do espaço público que é uma referência importante para a história da cidade. Há estudos que envolvem mudanças no tráfego, paisagismo e uso.

As propostas buscam solucionar alguns aspectos centrais: tirar o local do abandono, dar fluxo aos veículos, gerar mais bolsões de estacionamento e facilitar o acesso à área comercial, o que inclui, inclusive, a abertura da rua São José, aos moldes de como era antes dos anos 1960.

O vereador Laércio Trevisan, autor do requerimento para a audiência, é enfático: "Um ponto de vista é unânime. Do jeito que está não pode continuar". Segundo ele, representantes, tanto a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) como da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), estarão presentes na audiência em apoio à iniciativa. No seu entender, para resolver o problema da praça é fundamental a ampliação do fluxo e da ocupação. "O oposto do abandono é o uso. As famílias precisam voltar à praça José Bonifácio". 

Em sua justificativa ao Requerimento, Trevisan afirma que "atualmente a praça não é mais frequentada por famílias e crianças que tinham ali um local de entretenimento. As condições atuais do local resultaram no distanciamento dos cidadãos, o que acaba prejudicando inclusive o comércio, além do lazer e o bem-estar do cidadão".

Há um estudo urbanístico, desenvolvido pelo Escritório de Arquitetura MMBB, entre o fim do ano de 2004 e começo de 2005, apoiado pelo Ministério da Cidade, uma agência de São Paulo, a pedido do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), com a proposta de intervenção para a completa requalificação da praça José Bonifácio, com a eliminação das barreiras físicas e visuais, padronização dos equipamentos públicos, melhorias na iluminação e arborização, bem como a abertura para a circulação de veículos no perímetro da praça.

A diferença é que este projeto separa a praça da Catedral da praça José Bonifácio, abrindo apenas a rua Moraes Barros. Este trabalho deverá ser apresentado na audiência pelo presidente do Ipplap, Sérgio Maluf Chain.

A audiência tem por finalidade, portanto, discutir ações voltadas à manutenção e revitalização da praça José Bonifácio e contará com a presença de diversos representantes do Executivo municipal, Acipi, CDL, Sindicato dos Comerciantes de Piracicaba (Sincomercio), Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), entre outros.

"Visando estimular que a população volte a frequentar a praça José Bonifácio, com segurança, proporcionando condições de lazer, recreação e bem-estar, além de contribuir com o comércio da área central, indicamos a revitalização da praça José Bonifácio, com ação que incluem ainda supressão de árvore situada próxima ao monumento do Soldado Constitucionalista de 1932, plantio de grama ou outro tipo de vegetação, além de plantas e espécies arbóreas decorativas nos canteiros da praça, revitalização dos monumentos históricos, manutenção do playground, manutenção do bebedouro, reparos no piso, Instalação de novas lixeiras, manutenção nos postes de iluminação etc.", observa Trevisan.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por