A final da Copa da Inglaterra entre Chelsea e Arsenal, neste sábado às 13h30 (pelo horário de Brasília), será uma chance para Frank Lampard ou Mikel Arteta, conquistarem o primeiro título como treinador, e será a última oportunidade para os "Gunners" se classificarem para a Liga Europa
A final da Copa da Inglaterra entre Chelsea e Arsenal, neste sábado às 13h30 (pelo horário de Brasília), será uma chance para Frank Lampard ou Mikel Arteta, conquistarem o primeiro título como treinador, e será a última oportunidade para os "Gunners" se classificarem para a Liga Europa.
Os "Blues", quartos na Premier League, atrás de Liverpool e dos dois times de Manchester, já garantiram sua presença na próxima edição da Liga dos Campeões.
Mas Lampard, capitão icônico do Chelsea nos anos 2000, com quem ergueu o troféu da Copa da Inglaterra quatro vezes, sonha em se tornar o terceiro homem a conquistar o título como jogador e técnico do clube, depois dos italianos Gianluca Vialli e Roberto di Matteo.
Uma vitória seria a coroação em um retorno bem-sucedido ao seu clube, depois de ter passado uma única temporada no Derby, e quando todos esperavam que fosse apenas uma temporada de transição no clube de Londres.
Depois de enfrentar a saída de Eden Hazard para o Real Madrid e uma sanção que o impediu de contratar no verão europeu passado, Lampard deu oportunidade a vários jovens da equipe juvenil do clube.
"Havia muitas incógnitas quando cheguei. Temos um ótimo estado mental no grupo e é realmente um trabalho coletivo", disse recentemente o ex-meia.
Algo que mostra que suas qualidades de liderança no campo e no vestiário não desapareceram.
Ter devolvido regularidade ao brasileiro Willian, a confiança ao francês Olivier Giroud e a decisão de deixar Kepa - o goleiro mais caro da história - no banco de reservas, são algumas das mudanças produzidas por Lampard.
As doze derrotas na Premier League e a fragilidade defensiva da equipe são os pontos negativos de seu trabalho, mas uma vitória em Wembley seria uma ótima premiação nesta temporada.
O clube do sul de Londres tem presença assídua nas finais, com 13 disputadas e 8 vencidas, mas perdeu as duas em que enfrentou seus vizinhos do norte, em 2002 e 2017.
Mas os "Gunners" também são especialistas no assunto, já que disputarão sua 21ª final no sábado, com 13 vitórias. Entre 2002 e 2017, ano do seu último título da FA Cup, venceram seis edições.
O Arsenal, por sua vez, sonha em esquecer o início da temporada fracassado sob o comando de Unai Emery e obter a desejada e vital vaga para a Liga Europa.