INTERNACIONAL

Ao menos 48 mortos em combates entre forças do regime sírio e jihadistas nos arredores de Idlib

Pelo menos 48 combatentes morreram neste domingo(10) na Síria em combates entre as forças do regime de Damasco e jihadistas, apesar de uma trégua observada no noroeste do país em guerra, informou uma ONG

AFP
13/05/2020 às 17:04.
Atualizado em 30/03/2022 às 00:14

Pelo menos 48 combatentes morreram neste domingo(10) na Síria em combates entre as forças do regime de Damasco e jihadistas, apesar de uma trégua observada no noroeste do país em guerra, informou uma ONG.

Nas últimas semanas, houve combates esporádicos e disparos de artilharia na província de Idlib e territórios adjacentes.

A violência eclodiu após um ataque rebelde na noite de domingo contra posições de combatentes pró-regime na região oeste, dominada por jihadistas, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

No conflito, que ocorreu na área de Sahl al Ghab, 35 combatentes pró-regime e 13 jihadistas foram mortos, alguns pertencentes ao grupo Huras al Din, ligado à Al Qaeda, informou o OSDH.

O balanço "é o mais alto desde que a trégua entrou em vigor", disse à AFP o diretor da OSDH, Rami Abdel Rahman.

Segundo o OSDH, os combates continuaram no domingo à noite.

Com cerca de 1.800 soldados, Huras al Din também tem membros estrangeiros e luta ao lado dos jihadistas de Hayat Tahrir al Sham, ex-braço sírio da Al Qaeda que domina Idlib, segundo o OSDH.

O atual cessar-fogo, negociado por Moscou, aliado de Damasco e Turquia, que apoia alguns grupos rebeldes, foi adotado após vários meses de uma ofensiva mortal do poder sírio, com o apoio da força aérea russa.

lar/tgg/hj/age-jvb/mis/jc

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por