A chanceler alemã, Angela Merkel, convidou Joe Biden a visitar a Alemanha "quando a pandemia permitir", durante a primeira conversa telefônica entre os dois líderes nesta segunda-feira (25), anunciou o porta-voz do governo
A chanceler alemã, Angela Merkel, convidou Joe Biden a visitar a Alemanha "quando a pandemia permitir", durante a primeira conversa telefônica entre os dois líderes nesta segunda-feira (25), anunciou o porta-voz do governo.
A líder alemã, que deixará o cargo após as eleições legislativas de 26 de setembro, disse a Biden que a Alemanha está disposta a "assumir suas responsabilidades para cumprir com os deveres internacionais com os parceiros europeus e transatlânticos", disse Steffen Seibert em um comunicado.
Os dois líderes políticos também coincidiram em que a luta contra a pandemia de covid-19 requer "esforços internacionais reforçados", acrescentou.
Merkel aplaudiu, ainda, as decisões de Biden de reintegrar seu país no Acordo Climático de Paris e na Organização Mundial da Saúde (OMS), dos quais Washington tinha saído por ordem de seu antecessor, Donald Trump.
Trump nunca visitou a Alemanha em seus quatro anos no cargo. Apesar de Alemanha e Estados Unidos costumarem manter relações estreitas, o mandato de Trump foi marcado por uma frieza entre Berlim e Washington.
O ex-presidente criticou a Alemanha porque, segundo ele, contribuía muito pouco no orçamento da Otan e também por suas exportações.
Em julho, anunciou a retirada de 12.000 soldados americanos estacionados na Alemanha.
yap/jvb/lda/mvv