INTERNACIONAL

Americano é condenado a nove anos de prisão na Rússia por agredir policiais

A Justiça russa condenou o ex-fuzileiro naval americano Trevor Reed a nove anos de prisão, nesta quinta-feira (30), por ter agredido dois policiais, acusação denunciada como "política" pelo réu

AFP
30/07/2020 às 09:14.
Atualizado em 25/03/2022 às 17:54

A Justiça russa condenou o ex-fuzileiro naval americano Trevor Reed a nove anos de prisão, nesta quinta-feira (30), por ter agredido dois policiais, acusação denunciada como "política" pelo réu.

"O tribunal condenou (Trevor) Reed a nove anos de prisão", disse o juiz Dmitri Arnaut sobre uma sentença anunciada apenas algumas semanas depois de outro americano ter sido condenado em um polêmico caso de espionagem.

Após o veredicto, Trevor Reed classificou o caso de "político" e disse que vai recorrer da decisão, de acordo com um jornalista da AFP presente na audiência em um tribunal de Moscou.

"Vou pedir apoio político ao meu governo", disse o condenado, que alegou inocência.

Reed, natural do Texas, é acusado de agredir dois policiais em agosto de 2019 que intervieram em uma festa em Moscou, na qual ele estava embriagado.

Segundo a Justiça russa, esse estado de embriaguez foi "determinante" no incidente e constitui uma "circunstância agravante". A Promotoria já havia pedido nove anos e oito meses de prisão para o acusado.

Um dos policiais disse que Reed havia tentado tirar a arma dele quando era levado para a delegacia, e outro o acusou de tê-lo agredido na barriga.

Joey Reed, pai dos condenado e que também esteve presente durante a audiência, denunciou que nenhuma das provas apresentadas era "crível".

Paul Whelan, outro ex-fuzileiro naval dos EUA, havia sido condenado em junho a 16 anos de prisão por um suposto caso de espionagem, uma sentença que o acusado e seu entornou consideraram "política".

A condenação desta quinta-feira foi anunciada, depois que os rumores de uma possível troca de prisioneiros entre Moscou e Washington se multiplicaram nas últimas semanas.

mp-rco/alf/mar/eb/mar/tt

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por