Reforma administrativa

Almeida nomeia presidente para Ipplap e Emdhap

Nomeação acontece sem extinção das pastas

Romualdo Cruz Filho
02/12/2022 às 08:41.
Atualizado em 02/12/2022 às 08:41
Desde 1994, ela trabalha na área de Planejamento Urbano e Regional (Divulgação)

Desde 1994, ela trabalha na área de Planejamento Urbano e Regional (Divulgação)

O atraso na aprovação do Projeto de Lei 200/2022, do Executivo, que criaria a Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget) e a Corregedoria Geral do Município, extinguindo o Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap), fez com que Luciano Almeida nomeasse ontem uma presidente para as duas pastas, a arquiteta e urbanista Andrea Ribeiro Gomes.

Havia por parte do governo a intenção de ver a propositura aprovada em regime de urgência, o que não foi aceito pelo Legislativo. Em ofício enviado à prefeitura pelo Departamento Legislativo, no dia 18/11, sem entrar em detalhes, o pedido de urgência, assinado pelo presidente da Casa, Gilmar Rotta (PP), foi simplesmente indeferido. Sendo assim, o PL não conseguiu assinatura conjunta de todas as comissões em parecer favorável, o que aceleraria o processo. Com isso, cada uma delas terá que dar seus respectivos pareceres e a propositura está parada na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Um dos questionamentos dos vereadores que compõem a Comissão - Silvia Morales (PV), Ana Pavão (PL) e Paulo Camolesi (PDT) - aos órgãos estaduais, está relacionado a moradias populares e o quanto a cidade e a população mais carente ganham ou perdem com a extinção da Emdhap.

Para evitar que o atraso na decisão do Legislativo - que pode ser inclusive desfavorável ao PL do governo - atrapalhe o andamento dos trabalhos das pastas, Luciano Almeida nomeou ontem (1) Andrea Ribeiro. Ela assume os cargos após a saída de José Luiz Guidotti Junior, que ocupava o cargo de diretor-presidente do Ipplap de forma interina, e de Sérgio Maluf Chaim, que pediu exoneração da presidência da Emdhap.

Nascida em Santos e moradora de Piracicaba há 11 anos, Andrea tem mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1999), Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado nas áreas de Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC).

Desde 1994 trabalha na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Políticas Públicas, Participação Popular, Educação e Inovação. Ela também trabalhou como Consultora Urbana na Cohab-ST, como Coordenadora de Políticas Públicas na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano de Santos e como Consultora Ambiental a serviço da Petrobras, de 2010 a 2016, na área socioeconômica.
Ao longo da carreira, Andrea foi, ainda, representante titular no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano da cidade de Santos/SP, coordenadora do Plano Municipal de Habitação e responsável pela revisão do Plano Diretor da mesma cidade. Possui experiência internacional em Lund University (Suécia), Universidad de San Jose (Costa Rica) e Université Laval (Canadá).

A prefeitura foi questionada sobre a decisão, uma vez que o PL deve voltar ao plenário para votação ainda este ano. No entanto, até o fechamento desta edição, a Gazeta não recebeu retorno. De qualquer forma, caso seja aprovada a reforma administrativa, é possível o entendimento de que Andrea Ribeiro seria a secretaria da Semuhget. Mas caso não seja aprovada, ela já estaria a postos para dar racionalidade aos trabalhos desenvolvidos pelas duas pastas nos moldes atuais..

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por