A área rural de Piracicaba conta com 2,6 mil quilômetros de estradas
Waldemar Gimenez, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Justino Lucente/Prefeitura/Divulgação)
A primeira ação do Comitê de Estradas Rurais será asfaltar um trecho de quatro quilômetros do acesso à ponte do Canal Torto. A decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira (31), durante reunião na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), que contou com participações de representantes de usinas, Sindicato Rural, empresas, como a Raízen e Coplacana. A escolha do local se dá por apresentar o maior número de reclamações relativas à poeira excessiva. Para detalhar e embasar esta primeira experiência do Comitê, ficou marcada uma visita técnica no dia 9 de novembro, às 8h30, ao local, da qual participarão integrantes da equipe de trabalho, parceiros e empresas que trabalham com pavimentação, para conhecer de perto a situação e levantar dados e subsídios para elaboração dos orçamentos, que serão apresentados ao Comitê no dia 16 de novembro, mesmo dia em que técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) estarão presentes para esclarecimentos. Segundo o secretário, Waldemar Gimenez, a previsão é que, pelo menos, um trecho seja iniciado ainda este ano. "Mas todos estes detalhes só serão definidos após apresentação dos orçamentos e as orientações do IPT", disse. Gimenez destaca ser impossível a Prefeitura manter todas as estradas rurais e pontes em condições adequadas, principalmente em períodos de colheita e fortes chuvas, e o Comitê terá uma participação importante. "Fazemos a manutenção de forma ininterrupta, pois o nosso objetivo é manter as estradas em boas condições para o fluxo da safra. Porém, há dificuldades para atender a todas as solicitações de forma rápida", disse Gimenez. De acordo com o secretário, o desgaste das estradas é ocasionado pelo intenso tráfego, principalmente de treminhões. Para o titular da pasta, por meio do comitê será possível viabilizar recursos para a melhoria dessas estradas. "A receptividade dos participantes em torno da formação do comitê está sendo positiva, pois todos sofrem com os problemas. Unindo forças e recursos poderemos ter resultados melhores". Representantes da Raízen e Coplacana acreditam que o comitê ganha mais força com a parceria público-privada, por meio da qual é possível priorizar os pontos mais críticos das estradas e solucionar os problemas de forma mais rápida, como buracos e trechos com poeira que afetam residências, além de buscar verbas junto às esferas Estadual e Federal.