População também poderá levar os medicamentos vencidos que possuam em casa para descarte correto
Ação será das 7h30 às 11h30 (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)
No sábado (13), no Parque da Rua do Porto, no quiosque próximo à academia, a Seccional do Conselho Regional de Farmácia de SP (CRF-SP) promoverá uma ação para mostrar para a população os riscos da automedicação e orientar o que é o uso racional e sua importância. Segundo a farmaceutica Rafaela Parolina, a população também poderá levar os medicamentos vencidos que possuam em casa para descarte correto.
No último dia 5, celebrou-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) se manifestou sobre os riscos que a possível autorização da venda de medicamentos que dispensam receita médica em supermercados e estabelecimentos similares pode acarretar à saúde pública.
A entidade reforçou o alerta após o deputado federal Domingos Sávio (PL) apresentar, em 19 de abril passado, proposta de emenda ao Projeto de Lei 1774/19 à Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados com nova redação que diz que o comércio de medicamentos isentos de prescrição pode ser feito em supermercados e similares, "sem a necessidade de intervenção de farmacêutico para a dispensação".
Além dos riscos implícitos na comercialização de medicamentos em locais que não contam com a assistência farmacêutica, gerando a falsa impressão de que esses produtos podem ser tratados como qualquer mercadoria, o posicionamento do Conselho se baseia em estudos que apontam dados estatísticos sobre automedicação, intoxicações, internações e até óbitos em decorrência do consumo incorreto ou abusivo de medicamentos, inclusive os que dispensam receita.