Cinco estrelas

A Esalq/USP recebe nota máxima em todos os seus cursos avaliados

A Esalq é uma das instituições mais repeitadas do país, reconhecida mundialmente por suas contribuições nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais, Biológicas e Sociais Aplicadas

Da Redação
25/10/2023 às 08:51.
Atualizado em 25/10/2023 às 08:51

Desde a sua fundação, a Esalq formou mais 17 mil profissionais e titulou mais de 11 mil mestres e doutores (Arquivo/Gazeta de Piracicaba)

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), unidade da USP em Piracicaba, teve seus sete cursos de graduação avaliados com cinco estrelas, a classificação máxima, no Guia da Faculdade 2023, realizado pelo Estadão em parceria com a Quero Educação, e que indica os melhores cursos do país. São eles: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental.

“É muito gratificante termos por mais um ano todos os nossos cursos de graduação avaliados com a pontuação máxima, cinco estrelas”, disse a diretora, professora Thais Vieira. Observando que a avaliação externa é feita de forma comparativa com outros cursos do país, de diferentes instituições e regiões, ela observou que manter as cinco estrelas é “resultado de um esforço contínuo que vem do trabalho dos departamentos, das coordenações de cursos, da comissão de graduação e da Esalq, para que de forma rotineira sejam feitas alterações e pequenas adaptações nos cursos para que estejamos atualizados sempre. Isso reflete em parte nessa avaliação com as cinco estrelas. E por outro lado, no desempenho de nossos alunos que se formam a cada no mercado de trabalho, no setor de pesquisa, na área acadêmica e nas suas atividades profissinais nos vários setores”, afirmou.

A Esalq é uma das instituições mais repeitadas do país, reconhecida mundialmente por suas contribuições nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais, Biológicas e Sociais Aplicadas, reconhecimento esse alcançado por meio de ações colaborativas com instituições públicas e privadas, do Brasil e do exterior. Os números mostram a sua grandiosidade: são 90 convênios com instituições internacionais, 80 grupos de estágio e extensão, 190 docentes, 140 laboratórios administrados por 12 departamentos. Desde a sua fundação, há 122 anos, a Esalq formou mais de 17 mil profissionais e titulou mais de 11 mil mestres e doutores. Atualmente, conta com dois mil alunos na graduação e um mil na pós-graduação. 

Criada em 1901, a partir do sonho do visionário Luiz Vicente de Souza, a Esalq ocupa uma área territorial de 3.825,4 hectares (corresponde a 48,85% da área total da USP) e abrange o campus "Luiz de Queiroz" com 914,5 hectares e as estações experimentais em Anhembi, Anhumas e Itatinga, que correpondem a 2.910,9 hectares. O campus, conhecido como Parque da Esalq, é um dos lugares preferidos dos piracicabanos e visitantes com seus prédios históricos e sua ampla área verde, com extensos gramados e muitas árvores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por