Piracicaba 256 anos

A descentralização da prática esportiva na cidade

Secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Hermes Balbino, destaca objetivos alcançados

José Ricardo Ferreira
01/08/2023 às 04:41.
Atualizado em 01/08/2023 às 04:42
O secretário de Esportes Hermes Balbino: ele diz que é essencial ter programas esportivos permanentes na cidade (Divulgação)

O secretário de Esportes Hermes Balbino: ele diz que é essencial ter programas esportivos permanentes na cidade (Divulgação)

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Hermes Balbino, tem motivos de sobra para comemorar o aniversário de Piracicaba hoje. Um de seus objetivos na pasta está sendo alcançado: a descentralização da prática esportiva na cidade, isto é, o morador pode praticar uma modalidade seja em um bairro periférico, seja na região central nos equipamentos públicos gratuitos.
O piracicabano pode encontrar espaços esportivos no Jardim Itapuã, Santa Teresinha, ou na Nova Piracicaba, Centro ou no Cecap.

Ele conta com duas importantes ações de fomento ao esporte que são o Programa Desporto de Base (PDB) e o Programa de Atividades Motoras (PAM), este último para os esportistas da chamada terceira idade.

O PDB tem caráter social e de formação educacional, com objetivo principal de divulgar e disseminar a prática de diversas modalidades esportivas formais, proporcionando ambiente saudável e lúdico para as crianças e adolescentes na faixa etária entre 7 aos 17 anos. São cerca de 2,5 mil alunos inscritos.
O PAM é destinado aos adultos e para a terceira idade, especialmente às mulheres. São cerca de 5.000 atendimentos semanais em 90 núcleos espalhados pelos centros comunitários, praças esportivas, salões, varejões e ruas da cidade. Alongamento, atividades lúdicas, atividades motoras, atividades orientadas, caminhada, dança fit, ginástica cerebral, vôlei adaptado, ginástica funcional são algumas das atividades gratuitas oferecidas ao público.

Entre as modalidades gratuitas mais procuradas estão as de karatê e vôlei feminino, ambas com lista de espera, segundo Hermes.

Além do PDB e do PAM, a cidade também participa do Programa São Paulo Olímpico, iniciativa que consiste na descoberta de talentos nas escolas estaduais. São unidades contempladas no município e voltadas a estudantes entre 7 e 11 anos de idade.

O secretário também aponta outro desafio que está sendo superado: organizar as fases de práticas esportivas. Ele explica que essas etapas são a iniciação, a formação, o esporte competitivo e o momento da terceira idade em que a pessoa continua praticando esportes para uma vida saudável. “Essas fases são nosso programa estabelecido”, afirmou.

Ele enfatizou ainda que a Selam prestigia o esportista local para representar a cidade nas competições. Nos Jogos Regionais, em Lençóis Paulista, são 65 atletas “pratas da casa”. É, disse ele, uma política esportiva de iniciação e formação para o “pessoal da cidade”.

Hermes explica ainda que o público esportivo é formado em grande parte por pessoas adultas. Ele lamenta que adolescentes estejam mais focados em jogos eletrônicos, com risco de sedentarismo.
Há, disse o secretário, o combate à síndrome metabólica (diabetes, obesidade e hipertensão) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde. O projeto começou em março deste ano. São treinos adaptativos, de força, aeróbio e de flexibilidade. “O foco é multiplicar isso para todo o programa esportivo da cidade”, planeja Hermes. Estima-se que 20% da população mundial seja vítima da síndrome metabólica.

Os programas da Selam ainda oferecem atividades curiosas como a ginástica cerebral para ativar a memória das pessoas da terceira idade. 

As reformas dos espaços esportivos também estão a todo vapor. A sequência das obras começa pelo teto, depois pisos, iluminação e pintura. O Complexo Esportivo Professor José Carlos Callado Hebling, no Parque Prezotto, por exemplo, está passando por reforma em sua cobertura. Também foram construídas duas novas unidades esportivas: as areninhas Campestre e a do Vem Viver. “Estamos reformando nossos ginásios. É nosso presente para Piracicaba”, comemora Hermes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por