Piracicaba

Conhecer para preservar

18/10/2022 às 06:54.
Atualizado em 18/10/2022 às 06:54
 (Arquivo/Gazeta de Piracicaba)

(Arquivo/Gazeta de Piracicaba)

Conhecer para preservar é uma expressão muito utilizada por aqueles que trabalham com áreas protegidas e o patrimônio histórico. O sentimento de pertencimento e o conhecimento, assim como a memória afetiva, refletem na valorização da cultura e do território. Piracicaba é repleta de lugares que preservam sua história e de suas personalidades.

Nesse sentido, a criação de roteiros turísticos que resgatam o passado por meio de lendas, causos e fatos históricos é uma forma instigante de atrair e conectar os cidadãos aos espaços públicos.

Nesse contexto, a Prefeitura, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), e apoio da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) e Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), trouxe para a cidade o projeto O que te Assombra: Piracicaba um Rio de Assombrações. Inspirado na obra Assombrações do Recife Velho, de Gilberto Freyre, foi idealizado pelo contador de histórias Thiago de Souza, com apoio dos historiadores locais Paulo Renato Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais – Cemitério da Saudade - SP. Segundo o idealizador, “o projeto se propõe a revelar histórias ligadas a temas sobrenaturais que constantemente convergem para olhares histórico-culturais”.

A realização do roteiro noturno ocorreu no dia 24 de setembro e as 200 inscrições disponíveis se encerraram em algumas horas. O passeio atraiu moradores locais e de municípios vizinhos como Campinas e São Pedro. Em pesquisa de avaliação, elaborada pelo Departamento de Turismo, os participantes destacaram como aspectos positivos a seriedade do projeto, a organização, a segurança e as histórias relatadas.

O roteiro teve início no Cemitério da Saudade, onde os participantes puderam conhecer a história de personalidades como Prudente de Moraes, primeiro presidente Civil do Brasil República, e Almeida Junior, artista que retratava o homem do povo em seu cotidiano. Ouviram ainda lendas como a do Padre Galvão e do pequeno Nelson Sant´anna. Entre os participantes haviam crianças, jovens e adultos, que se impressionaram e se divertiram com as estórias relatadas.

Os cemitérios são espaços onde é possível aprender sobre diversos temas, como história, arquitetura, geologia, entre outros. Em São Paulo, no Cemitério da Consolação, são realizados roteiros geoturísticos que ressaltam a importância geológica da necrópole. Esse tipo de atividade turística é consolidada em diversos países, como França, Itália e Argentina.

O Roteiro teve ainda outros pontos de interesse como o Largo da Santa Cruz, Praça José Bonifácio, Igreja de São Benedito, Escola Moraes Barros, Praça da Boyes e encerramento no Engenho Central. Durante o trajeto ficou evidente o interesse dos participantes que na grande maioria acompanhou o roteiro, de aproximadamente três horas, até o final. É importante ressaltar que o sucesso do evento ocorreu por diversos fatores entre eles o apoio dos agentes da Semuttran e Guarda Civil Municipal, que proporcionaram segurança aos participantes durante todo o trajeto.

Piracicaba é reconhecida internacionalmente pelos seus atributos históricos e culturais. A realização de roteiros alternativos contribui para consolidação da vocação turística do município. Diante do sucesso da experiência, serão realizados outros roteiros similares para proporcionar à população e aos turistas a oportunidade de conhecerem e vivenciarem experiências que valorizam o território e a cultura local.

Alessandra Freire é diretora municipal de Turismo de Piracicaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por