O prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), sancionou, nesta quinta-feira (18), o projeto, aprovado pela Câmara, que autoriza a Prefeitura a fazer o financiamento da implantação do ônibus rápido denominado BRT (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês).
O projeto também prevê outros dois financiamentos, um para implantar a Estação de Tratamento de Água (ETA) no Parque Vitória Régia, zona norte, e outro para a realização de obras de pavimentação de ruas na zona oeste.
Ao todo os três financiamentos somam R$ 169 milhões, mas a liberação dos recursos será feita à medida em que as implantações forem avançando. Para tal, cada passo será avaliado pelo financiador, a Caixa Federal.
Projeto
Pannunzio explica que os cerca de R$ 133,9 milhões serão empregados na criação das duas primeiras linhas do BRT: a Norte-Sul e a Leste-Oeste. "O estudo preliminar da Urbes prevê 35 quilômetros para a circulação do BRT dentro de quatro principais corredores da cidade", detalha o prefeito.
Deste total, 20,3 quilômetros serão corredores exclusivos para ônibus, com desembarque em nível pela esquerda do coletivo, junto ao canteiro central. Os outros 14,7 quilômetros serão de faixas exclusivas, com desembarque à direita pela escada, em pontos como os atuais.
O BRT se integrará ao atual sistema de transporte coletivo, beneficiando cerca de 180 mil usuários por dia com o pagamento de uma única tarefa e uma redução da ordem de 20% do tempo das viagens.