A Kawasaki apresentou nesta sexta-feira a Ninja ZX-6R 636 2013, que irá substituir a ZX-6R. Segundo o fabricante, as maiores novidades são a força e as modificações que deixaram a superesportiva mais confortável e fácil para controlar no trânsito urbano. A decisão de aumentar a potência e deixar a ZX-6R 636 mais confortável foi baseada na pesquisa apontando que 90% dos compradores das motocicletas superesportivas de 600 cm³ utilizam no trânsito urbano, nas estradas e, eventualmente, em track-days (apenas 10% adquirem os modelos para correr em circuitos fechados). O modelo está R$ 3 mil mais cara que sua antecessora, saltando de R$ 46.990 para R$ 49.990 ou ainda R$ 52.990 com ABS. Mas esse aumento é justificado pelas novidades tecnológicas que o novo modelo ganhou. Uma das novidades é o controle de tração e de potência e a possibilidade de adquirir o modelo com o novo sistema de freios ABS. Além do conforto, a ZX-6R 636 está mais dócil para pilotar. No visual as mudanças ocorreram no spoiler que foi redesenhado, o tanque que ficou mais estreito próximo do banco para "encaixar" melhor as pernas, novo desenho do escapamento, novo sistema de freio e a carenagem mais aerodinâmica. O objetivo da Kawasaki foi deixar o modelo mais parecido com a ZX-10R. Os espelhos retrovisores estão mais largos nas partes externas para melhorar a visão. Olhando de frente a bolha e os piscas ganharam novos formatos. Além disso, o farol e a carenagem foram redesenhados. Os pneus também ganharam novos desenhos para melhorar a segurança em pisos molhados. A rabeta ganhou novo desenho e a suspensão também é nova. O ganho de 37 cm³ do motor – pulou de 599 cm³ para 636 cm³ – ocorreu graças ao curso mais longo do pistão. A nova Ninja desenvolve 137 cavalos de potência, contra 128 cavalos do modelo anterior. A ZX-6R 636 tem as quatro saídas do escapamento interligadas que rendem melhores respostas em baixas e médias rotações, como ocorre quando está circulando na cidade. O câmbio é de seis velocidades com a primeira mais curta em relação a sua antecessora. Outra tecnologia que o modelo 2013 ganhou foi a embreagem assistida e deslizante. Além do acionamento ficar mais leve, a roda traseira não trava nas reduções mais bruscas. Novas tecnologias A superesportiva ZX-6R 636 agora vem equipada com o controle de tração com três opções, sendo que a 1 e 2 tem maior potência e a 3 para utilizar em pista escorregadia ou molhada. A moto também recebeu um modo de potência com as opções full, com potência total e low, que limita em 80% da potência. O quadro sofreu ajustes e o ângulo da bengala está mais em pé para melhorar o controle da moto no trânsito pesado. Tanto as suspensões dianteira e traseira também tiveram modificações e ficaram mais longas para deixar a superesportiva mais confortável. Freio A novidade é que a pinça do freio agora é uma peça única e o disco dianteiro está maior, que resulta em melhor controle e percepção mais sensível no manete. O modelo com ABS ganhou o KIBS, similar ao utilizado na ZX-10R, que gera mais precisão e confiabilidade em pisos molhados. Além disso, evita a elevação da traseira durante as frenagens e dá ao piloto uma sensação de freio natural, pois as pinças realizam o movimento de abrir e fechar do ABS mais rápido sem passar a trepidação para a mão e pé durante os acionamentos mais bruscos ou em pisos irregulares. Agora é aguardar para ver como o modelo se comporta nas ruas e estradasA Kawasaki alerta que ainda tem um bom estoque da ZX-6R 2012 para quem deseja disputar competições, com preço promocional de R$ 43.990. Já a Kawasaki ZX-6R 636 2013 estará nas concessionárias em abril nas cores verde e branca. O preço sugerido pelo fabricante será de R$ 49.990 e R$ 52.990 com ABS.Ficha técnica da Ninja ZX-6R 636 MOTORTipo: tetracilíndrico, DOHC, 16 válvulas, 4 temposCilindrada: 636 ccTorque Máximo: 7,2 kgf.m (71 N.m) a 11500 RPMPotência Máxima: 131 cv (96,4 kW) a 13500 RPMPotência Máxima com Ram Air: 137 cv (101 kW) a 13500 RPMDiâmetro x Curso: 67 x 45,1 mmTaxa de Compressão: 12,9 : 1Sistema de Ignição: digitalSistema de Lubrificação: forçada, cárter úmidoAlimentação: injeção eletrônica Keihin ø 38 mm x 4, válvulas de aceleração ovaisArrefecimento: a líquidoTRANSMISSÃOCâmbio: do tipo Cassette, 6 velocidadesRedução Primária: (76/40) 1,900Redução Final: (43/16) 2,688Relação de Transmissão: final por corrente1ª (37/13) 2,8462ª (33/15) 2,2003ª (37/20) 1,8504ª (32/20) 1,6005ª (27/19) 1,4216ª (26/20) 1,300Embreagem: acionamento manual, multidiscos em banho de óleoCHASSITipo: perimetralMaterial: alumínioÂngulo de Esterço: 27º esq. / 27º dir.SUSPENSÃODianteira: garfo invertido (USD), canelas de 41 mm e curso de 120 mm, ajustável nacompressão e retornoTraseira: monoamortecedor a gás em balança Uni-Trak e curso de 134 mm, ajustável nacompressão, retorno e pré-carga da molaFREIOSDianteiro: disco duplo semi-flutuante de 310 mm e pinças radiais Nissin com 4 pistõesopostosTraseiro: disco simples de 220 mm e pinça Nissin de pistão simplesPNEUSDianteiro: 120/70 ZR17 M/C (58W)Traseiro: 180/55 ZX17 M/C (73W)DIMENSÕESComprimento: 2085 mmLargura: 705 mmAltura: 1115 mmPeso: 192 kg (standard) / 194 kg (com ABS)Altura do Assento: 830 mmDistância Entre Eixos: 1395 mmDistância Mínima do Solo: 130 mmÂngulo de Cáster: 23,5ºTrail: 101 mmCAPACIDADESÓleo do Motor: 3,6 litrosEspecificação: SAE 10W-40Tanque de Combustível: 17 litrosReserva: não informadoPAINELPainel de Instrumentos: conta-giros analógico 18 mil RPM e display digital com velocímetro, odômetros total e parciais A e B, indicador de marcha, relógio, consumo de combustível médio e instantâneo, temperatura do liquido de arrefecimento, shift light, KTRC, modo de potência, indicador ECO e demais luzes indicadoras Cores: Lime Green/Metallic Spark Black, Pearl Flat Stardust White/Flat Ebony