SEGURANÇA

Guarulhos reduz homicídios e melhora índice de SP

Em maio dos dois últimos anos, a cidade havia registrado 17 ocorrências, o que significa queda de 58,8% este ano

Agência Estado
26/06/2013 às 08:09.
Atualizado em 27/04/2022 às 15:01

Na Grande São Paulo, Guarulhos, a segunda cidade mais populosa do Estado, registrou as principais quedas nas taxas de criminalidade. Foram 7 ocorrências em maio, o menor número desde que os homicídios passaram a ser publicados mensalmente. Em maio dos dois últimos anos, a cidade havia registrado 17 ocorrências, o que significa queda de 58,8% este ano.

A diminuição dos dez casos da cidade foram importantes para a redução no Estado em maio, que teve apenas 4 ocorrências a menos do que o mesmo período do ano passado.

Os efeitos da trégua entre Policiais Militares e integrantes do Primeiro Comando da Capital e a retomada do policiamento por parte da PM são mais claros em Guarulhos.

Desde junho do ano passado, quando o conflito entre integrantes da Polícia Militar e do Primeiro Comando da Capital começou a se acirrar, mortes suspeitas começaram a ocorrer em Guarulhos. Em investigação da Polícia Civil, policiais militares são apontados como suspeitos de montar um grupo de extermínio na cidade responsável por 35 mortes.

Com a trégua entre as partes e a volta do policiamento na cidade em condições normais, Guarulhos vem registrando as principais quedas nas taxas de crime violento da Região Metropolitana de São Paulo e reduzindo os crimes violentos. A cidade não registrou latrocínios e os roubos caíram 26%.

Cinco meses. Apesar de a tendência da criminalidade ser de queda São Paulo ainda não conseguiu compensar a elevação das taxas no começo do ano. Como resultado, se for considerar o acumulado dos cinco primeiros meses, seis dos sete principais crimes no Estado registram elevação nas taxas.

Nos casos dos homicídios dolosos, foram 1.880 ocorrências, total 5,1% acima do que o mesmo período do ano passado. Os casos de latrocínios (173) são 13,1% maior.

A única modalidade de crime cujo acumulado dos cinco primeiros meses já registram queda no Estado é o roubo, com redução de 0 3%.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por