Outras quatro pessoas sofreram ferimentos leves após a queda de galho de 8m
Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas após um galho com cerca de 8 metros de comprimento de uma árvore centenária cair na tarde desta quarta-feira (3), na Praça Floriano Peixoto, na região central de Mogi Mirim.
Segundo a Guarda Municipal, o vendedor de caldo de cana Hélio dos Anjos de Souza, 44 anos, trabalhava com uma barraca no local quando foi atingido e não resistiu. As outras vítimas foram socorridas à Santa Casa da cidade com escoriações.
O garçom Maicon Robson Tereza, 25 anos, conta que estava dentro da pizzaria onde trabalha quando ouviu o estrondo do galho e correu para a rua. "Foi um barulho muito alto. Quando saí ele (Souza) já estava embaixo do galho e cinco pessoas desesperadas tentavam levantar, mas era muito pesado e ele já não tinha pulsação" , fala. "O garapeiro estava nesse ponto havia cerca de 10 anos já, todo mundo conhecia ele."
O Corpo de Bombeiros retirou o corpo do vendedor e socorreu outros quatro homens, de 41, 60, 63 e 71 anos, que tiveram apenas ferimentos leves. De acordo com a GM, uma das vítimas havia acabado de pedir um copo de caldo de cana quando ouviu o barulho. Ele e o vendedor olhavam para trás, viram o galho caindo e correram, mas Souza foi atingido. A perícia do Instituto de Criminalística (IC) foi ao local para levantamentos, assim como investigadores e o delegado Paulo Roberto Agostinete.
Perigo
Populares relataram que outra pessoa já morreu por queda de galho de árvore em um ponto de ônibus mesma praça há cerca de 10 anos. De acordo com um técnico da Secretaria de Meio Ambiente de Mogi Guaçu, que preferiu não se identificar, a árvore é centenária, da espécie canafístula e o galho que caiu era uma espécie de bifurcação com cerca de 8m de comprimento e estava a uma altura de 5m.
Ele afirma que as árvores da praça passam por vistoria visual todos os anos e nenhuma apresentava nada que a condenasse. A Prefeitura informou que membros da secretaria da Defesa Civil estavam em reunião sobre o assunto e só se pronunciariam sobre o caso nesta quinta-feira (4).