Objetivo da ação é ampliar a sensação de segurança dos clientes e coibir crimes como a saidinha de banco
O Procon de Americana, junto com agentes da Prefeitura da cidade, programou para segunda-feira (13), às 11h, a retomada das fiscalizações nas agências bancárias do município. O objetivo da ação é ampliar a sensação de segurança dos clientes e coibir crimes como a saidinha de banco.
Além disso, o órgão também vai verificar o cumprimento de legislações municipais nas instituições financeiras. A fase de fiscalização teve início em março, com 32 agências bancárias visitadas. Ao todo, 28 delas apresentaram algum tipo de irregularidade e apenas quatro estavam em situação totalmente regular.
O secretário Valdecir Duzzi ressaltou a importância das orientações dadas aos bancos na primeira fiscalização. “Fizemos todos os procedimentos e mostramos as legislações municipal, estadual e federal pertinentes aos bancos do nosso município. Uma vez que demos a direção correta para as instituições e elas não cumpriram, a Prefeitura irá determinar as sanções cabíveis”, disse.
As instituições tiveram o prazo de 45 dias para regularização, conforme consta no Ato de Constatação entregue aos gerentes bancários no dia da primeira fiscalização.
Segundo o Procon, as agências notificadas apresentaram defesas, nas quais algumas garantiram ter regularizado a situação e outras não confirmaram todas as regularizações solicitadas.