Clube tem aumento de 29% de sócios-torcedores este ano
Sexta-feira, 13 de abril de 2018 Os clubes do Brasil estão cada vez mais aderindo ao Programa Sócio-Torcedor e o XV de Piracicaba não foge à regra. Houve um aumento de 29% de seus sócios esse ano ante à temporada 2017. Atualmente, são 843 sócios-torcedores contra 654 do ano passado. Para o coordenador de Marketing e Comunicação do XV, jornalista Eduardo Castellari, esse aumento reflete a dedicação do XV para dar prioridade aos seus torcedores e figurar no grupo dos clubes modernos, mesmo no Interior. “O programa de sócio-torcedor do XV de Piracicaba, o Nação XV, foi lançado em 2013, ano do centenário do clube. Desde então procura oferecer diversos benefícios e experiências exclusivas aos nossos sócios. Em abril de 2017, o clube possuía 654 sócios ativos e hoje esse número é de 843. O Nação XV é uma importante fonte de renda para o clube e pode ser a principal um dia. Para isso que isso aconteça, estamos trabalhando para que o piracicabano e o torcedor quinzista veja o nosso Programa de Sócio-Torcedor como uma associação que vai muito além de uma ajuda financeira para o clube, afinal nosso sócio tem direito a descontos em diversos estabelecimentos comerciais e também em serviços essenciais do dia a dia”, afirmou Castellari. Entre os grandes no Brasil, pesquisa recente aponta que o Grêmio é o que tem mais: 137 mil gremistas pagam mensalmente um valor para o clube de coração. O atual campeão paulista Corinthians vem a seguir com 126 mil sócios e em terceiro o Palmeiras, com 124 mil. No mundo, o Benfica e Sporting estão em segundo e terceiro lugar, respetivamente, da lista dos clubes com mais sócios. De acordo com o jornal espanhol Mundo Deportivo, o Benfica tem 184 mil sócios, enquanto o Sporting tem 160 mil. O clube com mais sócios é o Bayern de Munique, da Alemanha, com 290 mil. O gigante Barcelona tem 145 mil e aparece em sétimo. No XV, informou Castellari, para ficar sócio basta acessar: www.nacaoxv.com.br e escolher o seu plano. Fontes Com as dificuldades financeiras, principalmente porque não obteve o acesso esse ano para a Série A-1, o XV espera não só aumentar o número de sócio-torcedores, mas também outras fontes de renda como as contribuições nas contas de água do Semae, que rendem uma média de R$ 13 mil mensais e que são destinadas às equipes de base exclusivamente, segundo Castellari. Preenchendo o formulário no site: www.xvpiracicaba.com.br, a pessoa tem a possibilidade de designar a quantia pré-estipulada de R$ 1,00; R$ 2,00; R$ 5,00; R$ 10,00; R$ 25,00 ou R$ 50,00. Também existe a Timemania, da Loteria Federal, que destina valores para o clube. Verbas da FPF crescem pouco A verba repassada pela FPF (Federação Paulista de Futebol) teve crescimento pequeno de um ano para o outro para os clubes. No caso do XV de Piracicaba, foi de 1,2%: R$ 687,4 mil em 2017 para R$ 695,5 mil para o Campeonato Paulista da Série A-2. Diante disso, o clube não pode cochilar e precisa correr atrás de apoios e mais patrocínios. Uma exposição fundamental para quem bota o nome no uniforme é a presença da TV. “Em 2017 tivemos três jogos televisionados, sendo um pela A-2 (Sportv) e dois pelas semifinais da Copa Paulista (Fox Sports). Este ano já tivemos duas partidas televisionadas pela Sportv, sendo que na semifinal contra o Guarani conseguimos fechar um patrocínio pontual”, disse o coordenador de Marketing e Comunicação do XV, Eduardo Castellari. “Essa visibilidade é importante para o clube e por isso estamos sempre conversando com a Federação”, disse.