Variedades

Sean Baker vence o Oscar de melhor diretor por 'Anora'

Estadão Conteúdo
03/03/2025 às 00:42.
Atualizado em 03/03/2025 às 00:48

Sean Baker venceu o Oscar de Melhor Diretor em 2025 neste domingo, 25, por seu trabalho à frente do filme Anora.

Ele já vinha sendo considerado como um dos favoritos, tendo vencido prêmios importantes como o DGA, PGA, WGA e o Critics' Choice Awards, além de ter levado a Palma de Ouro no Festival de Cannes no ano passado.

Sean Baker vence Oscar de Melhor Diretor

O foco em trabalhadores do sexo - como prostitutas ou atores pornô - foi alvo de seus últimos cinco filmes, desde Starlet (2012), que lhe rendeu seu primeiro grande prêmio, o Independent Spirit Awards.

"Me tornei amigo delas [trabalhadores sexuais] e percebi que há milhões de histórias vindas daquele mundo. Se há uma intenção com todos esses filmes, eu diria que é contar histórias humanas, ao contar histórias que são esperançosamente universais. Está ajudando a remover o estigma que sempre tem sido atrelado a esse estilo de vida", opinou Sean Baker em conferência de imprensa recente, segundo a revista Variety.

Entre outros de seus trabalhos estão Tangerine (2015), sobre uma prostituta transexual. O longa foi exibido no Festival de Sundance e gravado com smartphones. Há ainda The Florida Project (2017), protagonizado Por Willem Dafoe, que aborda a história de uma ex-stripper que é mãe solo, e Red Rocket (2021), ambos também exibidos no Festival de Cannes.

Além de seus filmes no cinema, Sean Baker também criou e dirigiu programas de humor na TV com fantoches, como Greg The Bunny (2002) e Warren The Ape (2010).

Os indicados ao Oscar de Melhor Direção em 2025

Sean Baker - Anora

Brady Corbet - O Brutalista

James Mangold - Um Completo Desconhecido

Jacques Audiard - Emilia Pérez

Coralie Fargeat - A Substância

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por