Internacional

Na Líbia, refinaria de petróleo de Zawiya é fechada devido a confrontos nas proximidades

Estadão Conteúdo
08/05/2026 às 17:05.
Atualizado em 08/05/2026 às 17:10

A maior refinaria de petróleo em funcionamento da Líbia, em Zawiya, foi fechada nesta sexta-feira, 8, após confrontos eclodirem perto da instalação, a oeste da capital Trípoli. Em declaração, a Corporação Nacional de Petróleo (NOC, em inglês) da Líbia disse que todos os funcionários foram evacuados, com exceção das equipes de incêndio e controle, após confrontos armados eclodirem nas proximidades do complexo. Não houve danos significativos.

"A instituição confirma que o fornecimento de combustível está ocorrendo normalmente e o movimento de abastecimento para a região de Trípoli e seus arredores não foi afetado por qualquer escassez", acrescentou a nota.

A refinaria de Zawiya tem uma capacidade de 120.000 barris por dia, segundo a Reuters. O país possui as maiores reservas comprovadas de petróleo da África.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por