Internacional

Câmara dos EUA rejeita medida para proibir força militar na Venezuela

Estadão Conteúdo
22/01/2026 às 21:09.
Atualizado em 22/01/2026 às 21:16

A Câmara dos Deputados dos EUA rejeitou nesta quinta-feira, 22, uma resolução apoiada pelos democratas que teria impedido o presidente Donald Trump de enviar forças militares dos EUA para a Venezuela, após uma votação empatada que ficou aquém da maioria necessária para a aprovação.

A votação acirrada foi o mais recente sinal da frágil maioria do presidente da Câmara, o republicano Mike Johnson, bem como de alguma resistência crescente no Congresso controlado pelo Partido Republicano às agressões de Trump no Hemisfério Ocidental. Uma votação no Senado sobre uma resolução semelhante também ficou empatada na semana passada, até que o vice-presidente americano, JD Vance, desempatou.

No plenário da Câmara, os democratas responderam com gritos de que os líderes republicanos estavam violando as regras processuais. Dois republicanos - os deputados Don Bacon de Nebraska e Thomas Massie de Kentucky - votaram com todos liberais a favor da legislação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por