Copa Paulista

Uma rodada ruim

XV pode cair até duas posições no prosseguimento da 4ª rodada neste fim de semana

José Ricardo Ferreira
23/07/2022 às 08:32.
Atualizado em 23/07/2022 às 08:33
Treino do XV no Barão: time “seca” adversários neste final de semana na conclusão da 4ª rodada (Divulgação/Ruben Fontes Neto)

Treino do XV no Barão: time “seca” adversários neste final de semana na conclusão da 4ª rodada (Divulgação/Ruben Fontes Neto)

A quarta rodada da Copa Paulista tende a ser muito ruim para o XV de Piracicaba. O time inaugurou a rodada na quarta-feira (20) perdendo no estádio Barão da Serra Negra por 4 a 3 para o surpreendente Desportivo Brasil.

Agora terá que assistir, sem entrar em campo, a sequência dos jogos que podem tirá-lo do segundo lugar da Grupo 2 onde está com apenas cinco pontos ganhos. Dependendo dos placares, pode cair para a quarta posição.

O prosseguimento da quarta rodada terá dois jogos pelo Grupo 2: hoje jogam São Bento x Lemense (15h) e amanhã tem Rio Claro x Primavera (10h).

O São Bento é o terceiro colocado com quatro pontos ganhos. Uma vitória do time sorocabano tirará o Alvinegro da segunda posição. O mesmo se ocorrer com o Primavera, que também tem quatro. Sendo assim, o XV terá que “secar” dois adversários diretos pelo G-2.

O Rio Claro está na lanterna (sexto) com apenas um ponto; mesma pontuação do Lemense, em quinto.
Além dos dois mais bem colocados em cada chave, avançarão para a segunda fase os dois terceiros melhores colocados dos 17 da competição.

Se perder essa posição, o XV sai do grupo classificatório para a próxima fase. Embora ainda falte um jogo para o encerramento deste turno, o técnico Cléber Gaúcho reconhece que a situação merece atenção redobrada.

“Eu acho que ameaçada a classificação, tirando o Desportivo Brasil, está para todo mundo, né? Na realidade a gente entrou em uma competição que a gente sabe que o funil é muito estreito por conta de ter duas vagas só para cada chave, e nós estamos na briga com outras equipes”, explicou o treinador após o jogo desta semana.

O Desportivo é a melhor equipe da chave, com 12 pontos ganhos e isolado na liderança. Está com 100% de aproveitamento em quatro jogos. Mas Cléber lembra que o XV chegou invicto à quarta rodada, antes do revés e reforçou que não é momento de se desqualificar o trabalho do elenco nesse início de competição. 

Para o técnico, os jogos fora de casa parecem dar melhores condições para o time. Em casa, o XV é propositivo contra times mais reservados, exceção ao Desportivo. Mas fora de casa, o adversário parte mais para cima e isso abre espaços para o XV chegar ao ataque.

Até agora o XV não venceu em seus domínios: dois empates e uma derrota. A única vitória aconteceu fora de casa, por 2 a 0 diante do São Bento, em Sorocaba.

Ontem o elenco treinou pela manhã sob comando do técnico Cléber Gaúcho e sua comissão técnica, realizando um trabalho físico-técnico no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas. À tarde o grupo descansou. O jogo-treino com o Capivariano foi cancelado neste sábado por conta de alguns jogadores da base que atuarão amanhã pelos Jogos Regionais.

O XV volta a campo no próximo sábado (30), às 15h, diante do Primavera, em Indaiatuba.

Lesionados

Prosseguem em tratamento no Departamento Médico o volante Grigor (fratura Lombar - previsão de início de transição no final de julho) e o atacante Igor Silva (lesão na posterior direita - iniciará transição na próxima semana).

O volante Samuel Andrade e o lateral David estão na fase de transição física. O atacante Lucas Duni, que sentiu dores na coxa na quarta, aguardava ontem resultado de uma ressonância magnética.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por