Inclusão

Secretaria de Esportes lança programa de Vivências Paradesportivas

Programa promove inclusão de pessoas com deficiência por meio de experiências práticas no esporte adaptado

Da Redação
23/04/2025 às 08:16.
Atualizado em 23/04/2025 às 08:16
As vivências ocorrerão nos espaços das instituições participantes ou da própria Secretaria de Esportes (Divulgação)

As vivências ocorrerão nos espaços das instituições participantes ou da própria Secretaria de Esportes (Divulgação)

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, lançou recentemente o programa Vivências Paradesportivas, na sede da Avistar – Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba. A ação marcou o início de um programa contínuo, que será levado a diversas instituições da cidade, com foco na inclusão, no desenvolvimento motor e na valorização das pessoas com deficiência por meio da prática esportiva.

Desenvolvido em parceria com organizações da sociedade civil que atendem pessoas com deficiência, o programa tem como objetivo ampliar o acesso ao paradesporto, promovendo experiências práticas e educativas. As vivências ocorrerão nos espaços das instituições participantes ou da própria Secretaria de Esportes, com duração média de duas horas, conduzidas por professoras da secretaria. As atividades incluem aulas expositivas, práticas corporais adaptadas e rodas de conversa com os participantes.

As modalidades envolvidas no programa incluem bocha paralímpica, atletismo adaptado, voleibol sentado, entre outras. Todo o planejamento é feito de acordo com a classificação funcional dos atendidos, respeitando suas especificidades. Além dos beneficiários diretos, as ações também envolvem familiares e profissionais das instituições, com o objetivo de fortalecer a rede de apoio e ampliar o conhecimento sobre o paradesporto.

Para o secretário de Esportes, Roger Carneiro, o programa representa um avanço nas políticas públicas de inclusão no município. “Com as Vivências Paradesportivas, queremos garantir que pessoas com deficiência tenham a oportunidade de vivenciar o paradesporto como espaço de pertencimento, crescimento e autonomia. É uma ação que transforma vidas e promove o respeito à diversidade”, afirmou.

O assessor da secretaria e responsável técnico pelo projeto Eduardo Azzini reforça a importância da ação direta nas instituições. “A gente sabe que o esporte é uma importante arma para que as pessoas estejam mais presentes na sociedade, para que elas tenham mais oportunidades. Ao levar essas vivências para dentro das instituições, estamos dando às pessoas com deficiência a chance de praticar um esporte, melhorar a condição física, aprimorar os movimentos e desenvolver a condição motora. Isso faz parte do processo de inclusão”, destaca Azzini.

A expectativa é de que o programa seja ampliado gradativamente, alcançando um número crescente de instituições parceiras em Piracicaba, e consolidando-se como uma política pública permanente de inclusão por meio do esporte.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por