Diogo Soares em Paris

Piracicabano garante vaga na Olimpíada 2024

Ele é formado no PDB/Selam (Programa Desporto de Base/Selam (Secretaria de Esportes)

José Ricardo Ferreira
03/10/2023 às 00:49.
Atualizado em 03/10/2023 às 00:49

Vaga Diogo Soares durante prova no Mundial da Bélgica (Ricardo Bufolin/CBG)

Pela segunda vez, o piracicabano Diogo Soares, de 21 anos, estará em uma olimpíada. A primeira vez foi em Tóquio/Japão 2020. No último domingo ele garantiu sua vaga durante o Mundial de Ginástica Artística disputado na Antuérpia (Bélgica). Ele obteve a classificação para Paris 2024 ao ficar na 24ª posição nas eliminatórias. 

Ao todo, no masculino, são duas vagas no individual geral: uma pelo desempenho da equipe e outra nominal de Diogo Soares.

“Mais uma vez, este resultado comprova o acerto de buscarmos sempre a renovação da equipe. Mesmo com a ausência de grandes nomes, como o do Caio Souza do Arthur Zanetti, conseguimos manter a pontuação do ano passado”, disse o coordenador de ginástica artística masculina da Confederação Brasileira de Ginástica, Hilton Dichelli Júnior.

Os atletas da ginástica masculina ainda terão outras chances de vaga em Paris por aparelhos, nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 e na Copa do Mundo da modalidade.

O jovem atleta é formado no PDB/Selam (Programa Desporto de Base/Selam (Secretaria de Esportes) e Daniel Biscalchin foi o treinador que o descobriu ainda na infância. Grande parte de sua formação aconteceu na academia Pira Olímpica, em Piracicaba.

Atualmente Diogo é atleta do Flamengo e ainda treinado pelo mesmo técnico.

A primeira grande competição internacional dele foi o Campeonato Pan-Americano Individual de Ginástica Artística de 2016, onde conquistou a medalha de prata com a Seleção Brasileira.

Em 2018, Soares competiu nos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2018, ganhando uma medalha de bronze no individual geral e uma medalha de prata na barra fixa. No Campeonato Mundial Juvenil de Ginástica Artística de 2019, ganhou a medalha de prata nas argolas. Ele é especialista em todos os equipamentos, como barra fixa, barras paralelas e argola. No Japão, ele esteve na final individual, mas não trouxe medalha para o país.

Mais vagas
A seleção brasileira de ginástica artística também garantiu ontem mais vagas para Paris-2024, na Bélgica. A medalhista olímpica e atual campeã mundial Rebeca Andrade liderou o Brasil, que somou 164,297 pontos para assegurar a vaga. Ela teve média de 56,865 pontos e encaminhou a vaga na decisão do individual geral. (Com ABr e EC)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por