Prefeitura

Hermes Balbino deixa Selam

Ex-secretário vai se dedicar a consultorias; Branca atuará como ordenadora de despesas

José Ricardo Ferreira
27/09/2023 às 08:49.
Atualizado em 27/09/2023 às 08:49
O ex-secretário Hermes Balbino durante evento na cidade (CCS)

O ex-secretário Hermes Balbino durante evento na cidade (CCS)

Hermes Balbino deixou, ontem, a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). A Prefeitura enviou o comunicado à imprensa no início da tarde. “Balbino deixa as atividades da secretaria para se dedicar a projetos pessoais”, informou a Prefeitura.

Com a saída de Balbino, a Pasta passa a ter como ordenadora de despesas Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, ex-jogadora olímpica de basquete e que já trabalha na Selam como gerente de projetos, e ocupou o mesmo cargo na secretaria entre os anos de 2010 e 2012.

Embora a Prefeitura não tenha indicado um outro nome, a tendência é que Branca seja encaixada como secretária pois em 2024 haverá eleições municipais e é improvável que “algum político de carreira” queira a secretaria com incógnitas como reeleição ou não de Almeida.

À reportagem, o ex-secretário disse no final da tarde de ontem que estava se preparando para atuar em projetos de desempenho esportivo, apoio a comissões técnicas, análise de psicologia e treinamentos, além de consultorias.
Hermes Balbino, que é educador físico, psicólogo e doutor em ciências do esporte, estava à frente da Selam desde 2021, início desta gestão Luciano Almeida.

“Agradeço ao prefeito pela oportunidade de trabalhar para o esporte e para o cidadão”, declarou Balbino à Gazeta. 
Ele disse ainda que foram anos de muito trabalho e satisfação. Citou a abertura de núcleos de atividades no município, o crescimento do PDB (Projeto Desporto de Base) que em agosto reuniu 3 mil inscritos, a criação, no ano passado, da primeira edição dos Jogos da Região Metropolitana de Piracicaba (Metropira), atenção ao esporte na terceira idade com exercícos cerebrais e combate a doenças metabólicas (diabetes e hipertensão) entre outras ações.

O Metropira, disse ele, deu oportunidade para adolescentes de 13 a 16 anos disputarem competições em jogos que reuniram 12 cidades da RMP.

Balbino frisou que foi muito importante atuar em uma administração pública. “Trabalhar no Poder Público, fazer amizades, conhecer muitas pessoas”, disse. A sensação, acrescentou, é de dever cumprido nestes mais de dois anos e meio de trabalho.

O prefeito Luciano Almeida também agradeceu aos serviços prestados por Balbino, que foi escolhido para o cargo por meio de critérios técnicos e pela sua vida dedicada ao esporte, principalmente ao basquete, com vários títulos conquistados como preparador físico de equipes.

Sondagens

Como a saída de Balbino já estaria planejada há mais de dois meses nos bastidores do Executivo, cogitou-se a indicação do ex-deputado Roberto Morais para ocupar a Pasta. Procurado pela reportagem, Morais confirmou que foi procurado, mas declinou do convite. Ele disse ontem que ficou “lisonjeado pelo convite e agradeceu o prefeito”. 

Morais é filiado ao Solidariedade e tem a indicação do partido para se lançar candidato a prefeito de Piracicaba. “Vou deixar virar o ano para tomar essa decisão”, disse ele ontem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por