Antepassados italianos

Família Valério comemora imigração

Festa chega à 25ª edição com futebol, gastronomia e árvore genealógica

Da Redação
20/12/2023 às 06:58.
Atualizado em 20/12/2023 às 06:58
Familiares e os times antes do bate-bola no campo do Jaraguá (Divulgação)

Familiares e os times antes do bate-bola no campo do Jaraguá (Divulgação)

A família Valério realizou, no dia 9 de dezembro sua tradicional confraternização, a "Festa na Valeriolândia". O evento, que chegou a sua 25ª  edição (parou dois anos por conta da Covid-19) aconteceu no campo do Jaraguá FC, com música, futebol e variada gastronomia. A festa reverencia o time dos Valério e a imigração dos antepassados italianos da família que chegaram ao Brasil no Século 19 e escolheram Piracicaba para viver. 

Essa confraternização acontece desde 1996, segundo um de seus organizadores, Marcos Valério. Com a bola rolando, o placar terminou com a vitória por 1 x 0 do time formado pelos Amigos dos Valério sobre o time Família Valério. “O jogo da festa da família Valério acontece anualmente”, reforçou Marcos. No passado, os idealizadores da festa foram Roque Valério, João Valério, conhecido como João Tréco, e boa parte dos familiares. O evento reuniu aproximadamente 200 pessoas.

Roque Valério conta que trabalha no futebol desde 1970 no bairro do Serrote. Com a presença da família Valério a festa ganhou uma sequência, pois são pessoas que também ajudaram a fundar o bairro, segundo ele. Roque lembrou ainda que a organização do evento também conta com o apoio de outras famílias. "Além da família Valério, a confraternização também reúne muitos amigos. É a oportunidade de reencontrar muitas pessoas", disse. Roque conta que é gratificante observar que as novas gerações estão valorizando a história da família. 

Uma árvore genealógica foi montada em um painel que ficou exposto durante a festa. Para montá-la houve uma pesquisa feita pela dona de casa Carmen Valério e seu filho, o professor de História, Fabrício Valério (o Panka), e demais familiares.

"A árvore representa as pessoas que tiveram participação na existência da família. Passei dias e noites colhendo informações dos familiares” declarou Fabrício. “Nosso bisavô Domênico Valério chegou da Itália em 1894”, contou Marcos. Ele reforçou ainda o prazer de fazer uma festa com os familiares, os amigos, bater uma bola e confraternizar com comida e bebidas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por