Cléber observa time no jogo contra o CAP: grupo equilibrado traz dificuldades e XV não deslancha na competição (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)
No mínimo o sinal amarelo está ligado para o XV de Piracicaba no Campeonato Brasileiro da Série D após o empate por 1 a 1 com o Clube Atlético Patrocinense/MG, anteontem, no estádio Barão da Serra Negra, pela 8 rodada do Grupo A7. Há três jogos sem vencer (dois empates e uma derrota) a equipe do técnico Cléber Gaúcho caiu da segunda para a quarta posição onde tem 10 pontos - os mesmos que o Maringá/PR (5), porém com mais gols e saldo do que o adversário paranaense.
Permanecer no G4 é fundamental pois é o grupo classificatório, após o fim do returno, para a segunda fase da competição.
Se considerados os seis primeiros jogos deste ano o Alvinegro repete a campanha irregular que fez em 2017 quando também participou da Série D. Naquela temporada, os grupos eram menores, com quatro times na chave. O XV acabou desclassificado já na primeira fase com aproveitamento de 50% dos pontos possíveis, isto é, fez nove dos 18 e terminou em terceiro ligar (dois se classificavam).
No Grupo A15 com Brusque/SC, Operário/PR e São Paulo/RS o XV teve três vitórias e dois empates. Operário (12 pontos) e Brusque (10) se classificaram na época deixando XV (3) e São Paulo (4) no caminho.
Na temporada atual, o Grupo A7 tem oito times. Turno e returno totalizarão 14 jogos cada e quatro avançarão. A próxima rodada será a 9 da competição.
Se considerados os seis primeiros jogos, o XV repetiu a pontuação de 2017, isto é, fez 50% do total possível de 18: nove pontos com duas vitórias, três empates e uma derrota. Mau sinal para os mais céticos.
Alteração
A CBF alterou a tabela e o jogo que seria amanhã (17) diante do Cascavel/PR, na cidade do adversário, foi transferido para domingo (18), às 16h, no Olímpico Regional. Uma derrota, e mesmo um empate, combinado com triunfos do Maringá/PR e Inter de Limeira poderão tirar o XV do G4.
Para o jogo contra o Cascavel, o XV não contará Rodolfo Mol - o zagueiro levou o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. Em contrapartida, o atacante Anderson Cavalo cumpriu automática e estará de volta.
O volante Guilherme Amorim prossegue em tratamento no Departamento Médico (lesão no ligamento colateral medial do joelho direito). Cléber ganhou uma dúvida para o jogo: o meia Matheus Melo sofreu um trauma na coxa esquerda e está em tratamento.
Ontem, devido à chuva constante, os trabalhos ocorreram no vestiário. Hoje os treinos voltam ao normal e amanhã de manhã o elenco viaja para Cascavel.