XV de Piracicaba

Alvinegro treina para acertar o ataque

O XV não foi vazado ainda nos dois testes, mas também não balançou as redes

José Ricardo Ferreira
17/12/2022 às 06:39.
Atualizado em 17/12/2022 às 06:39
O jogador Maikon Aquino durante treinamento nesta temporada: atacante renovou para 2023 (XV de Piracicaba/Divulgação)

O jogador Maikon Aquino durante treinamento nesta temporada: atacante renovou para 2023 (XV de Piracicaba/Divulgação)

O tempo voa e o XV de Piracicaba não pode cochilar, pois a estreia se aproxima no Paulistão A2, no dia 15 de janeiro diante do conhecido rival, o Noroeste, em Bauru. Para chegar com um bom entrosamento e condicionamento físico satisfatório, o time tem realizado jogos-treinos neste pré-temporada. 

Hoje a equipe sob o comando do técnico Cléber Gaúcho realiza seu terceiro teste, desta vez diante do Audax Osasco, às 10h30, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, sem acesso ao público ou imprensa. O Audax foi rebaixado este ano para a Série A3 estadual de 2023.

O XV precisa acertar o ataque, pois ainda não balançou as redes nos dois primeiros jogos-treinos que fez contra a Caldense (MG) e Matonense (SP), ambos encerrados empatados e sem abertura de placar. Por outro lado, o time também não levou gols.

Dos 12 reforços que chegaram até agora, quatro são atacantes: Gleyson, Jonathan Marino, Lucas Xavier e Mateus Anderson.

Entre os que permaneceram em Piracicaba após o bicampeonato da Copa Paulista estão Artur e Maikon Aquino, que tiveram seus contratos renovados, e os garotos das categorias de formação, caso, por exemplo, de Diego Lanzarini.

Após o teste de hoje contra o Audax, o XV ainda fará mais três jogos-treinos: 23/12 (sexta-feira) – 10h30 – XV de Piracicaba x Matonense – Estádio Municipal Barão da Serra Negra, Piracicaba; 30/12 (sexta-feira) – 10h – Inter de Limeira x XV de Piracicaba – Limeira; 07/01 (sábado) – 10h30 – Ituano x XV de Piracicaba – Itu.

“Os jogos-treinos servem para isso mesmo, para fazermos observações, darmos minutagem aos atletas, darmos volume. Nós hoje entramos em uma situação diferente em relação ao jogo passado com a Caldense e, provavelmente, no próximo teremos outra situação, para, desta forma, deixarmos nosso elenco homogêneo, em termos de tempo em campo dos atletas. O intuito é que todos fiquem em condições próximas”, disse o técnico Cléber Gaúcho, logo após o empate com o Matonense.

“Dentro disso, vamos ajustando o que queremos em termos de padrão tático, às nossas movimentações. Então, achei super válido, principalmente pela dedicação dos jogadores, pelo entendimento em relação ao que nós, da comissão técnica, passamos a eles. Acredito que estamos no caminho certo, claro que sempre buscando os ajustes e os acertos, para melhorarmos nossa performance como um todo e chegarmos fortes na competição”, declarou.

Meio-campista

O XV conta com um meio-campista artilheiro, Matheus Melo (ex-Linense). Ele balançou as redes seis vezes no Paulistão A2 e foi vice artilheiro com mais três jogadores de outras agremiações. O artilheiro da A2 foi o jogador Bruno (Oeste), com sete gols.

“A A2 foi bastante disputada. Fui feliz em fazer seis gols. O que dá para trazer para cá é a garra, a vontade de fazer gol, de ganhar”, apontou o meio-campista de 23 anos, natural de Toledo, no Paraná, que prosseguiu.

Em uma temporada em que o Nhô Quim terá ainda o Campeonato Brasileiro Série D a ser disputado, Matheus Melo citou o foco, nesse primeiro momento, na luta pelo à elite do futebol paulista, e que empenho para isso não faltará. “É preciso ter garra, vontade, porque essa camisa é de tradição. Devemos dar o máximo em todos os jogos e buscar o acesso”, externou.

Remanescente

O atacante Maikon Aquino fez três gols na campanha do título da Copa Paulista este ano. Ele renovou com o XV e espera contribuir para o acesso da A2 para a Série A1 estadual.

“Estou muito feliz pela renovação. Isso mostra o reconhecimento do trabalho. Sempre busco fazer o meu melhor, me entregar em campo, em todos os jogos. Sigo motivado para obter outras conquistas com essa camisa, que amo representar. O próximo objetivo é o acesso, recolocar o XV no lugar em que ele nunca deveria ter saído”, comentou ele, que está em sua segunda passagem pelo clube (a outra foi entre 2017 e 2018).

“Desde a primeira vez que vesti a camisa do XV, senti essa identificação, com o clube e com a torcida. Ter o reconhecimento deles também é algo fantástico e traz ainda mais motivação. Time e torcida tiveram uma sintonia muito forte na Copa Paulista e isso fez a diferença para que levantássemos o troféu de campeão ao final do campeonato”, declarou o atacante de 29 anos. (Com site do XV)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por