Jogadores do XV durante treino esta semana: grupo contará com a estreia de Paulo Roberto contra a Ferroviária (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)
Ainda com chances matemáticas para obter a classificação para a 2ª fase do Campeonato Brasileiro da Série D, o XV de Piracicaba terá que fazer o que tem demonstrado grande dificuldade: vencer fora de seus domínios.
Restam quatro rodadas para o fim desta fase classificatória. Serão três jogos fora (Ferroviária, Crac/GO e Maringá/PR) e um no Estádio Barão da Serra Negra, contra o Operário/MS, que também terá a obrigação de vencer.
Dos dez jogos no Grupo A7 até o final de semana passado, o Alvinegro só venceu um jogo fora de casa, diante da Inter de Limeira, pela 5ª rodada, e por goleada: 6 a 3.
De fato, vitórias são resultados raros nesta Série D para o XV. É apenas uma em quatro jogos fora do Barão. As demais foram um empate e duas derrotas.
Em casa o XV também não foi bem pois perdeu muitos pontos no Barão: uma vitória, três empates e duas derrotas.
No geral, o aproveitamento do time é pequeno: de 33% apenas, o que justifica sua posição na tabela onde tem 10 pontos obtidos com duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas na 6ª posição, fora do G4, bloco classificatório para o mata-mata.
Sessenta e quatro times lutam por quatro vagas que dão acesso à Série C de 2024.
Nos quatro jogos que restam, o XV pode chegar aos 22 pontos ganhos, isto é, 100% de aproveitamento.
Para efeito de comparação, no ano passado, na primeira fase, a menor pontuação de classificação foi obtida pelo Santa Cruz/PE que avançou para o mata-mata com 19 pontos ganhos no Grupo A4, na quarta posição.
O melhor quarto colocado foi o Azuriz/PR, com 24 pontos no Grupo A8 de 2022.
Ainda no ano passado, na primeira fase, os melhores classificados foram o Retrô/PE (Grupo A3) e o Brasiliense/DF (Grupo A5), ambos avançaram com 33 pontos ganhos cada um.
Feita as comparações, é perfeitamente possível ao alvinegro piracicabano se classificar para a fase eliminatória.
Sem vencer há cinco rodadas (quatro derrotas e um empate), o XV volta a campo amanhã (1), fora de seus domínios, no clássico do interior diante da Ferroviária (4ª colocada), em Araraquara, às 17h, na Fonte Luminosa, pela 11ª rodada.
Será a estreia do técnico Paulo Roberto (ex-ASA/AL) no comando do time, já que na derrota para a Inter de Limeira no último sábado, no Barão, por 1 a 0, o time estava sob o comando do interino Leandro Samarone. Paulo Roberto sucede Cléber Gaúcho que foi dispensado após a derrota para o Cascavel/PR, por 2 a 1, pela 9ª rodada, em Cascavel.
Com desfalques devido a lesões, Paulo Roberto deve definir o time no treino de hoje pela manhã, no Barão. Após o almoço o grupo já viaja e se concentra para um jogo que ganha ares de decisão para o time piracicabano. Um revés em Araraquara dificultará muito a vida do XV em termos de classificação.