Música erudita

Sinfônica de Piracicaba homenageia 142 anos de São Pedro

Concerto reunirá o conjunto de câmara da OSP, no dia 4 de fevereiro

Da Redação
31/01/2023 às 06:15.
Atualizado em 31/01/2023 às 06:15

Projeto reúne quinteto de músicos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) (Rodrigo Alves)

Em homenagem aos 142 anos da cidade de São Pedro, o Projeto Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) realiza um concerto especial comemorativo no dia 4 de fevereiro, às 20 horas, no Espaço Artístico Clarice Zezza Matarazzo, no Centro. A entrada é gratuita e o público pode colaborar com um quilo de alimento não perecível, a ser doado a uma instituição local.

São Pedro foi selecionada para receber a segunda apresentação da turnê 2023 do projeto, que esse ano contempla quatro cidades da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) pelo edital 14/2022 do Proac-SP (Programa de Ação Cultural de São Paulo).

O Música de Câmara OSP é organizado e coordenado pelo clarinetista Reinaldo dos Anjos, em parceria com a produtora musical Mayumi Micheletti e a direção da OSP, que tem como diretor artístico e regente titular o maestro alemão Knut Andreas.

Para a apresentação comemorativa ao aniversário são-pedrense, estará na cidade o quinteto de cordas, formado pelos violinistas Igor Nogueira e Liège Emerique Pedroso, pelo violista Daniel Fernandez, pela violoncelista Cristina Geraldini e terá ainda a participação do percussionista Rafael Pelegrino.

Reinaldo dos Anjos esclarece que a finalidade do projeto Música de Câmara é popularizar o contato com a qualidade musical sinfônica, principalmente para as pessoas menos habituadas, facilitando o acesso do público aos músicos, sem a necessidade da grande estrutura que envolve uma orquestra.

“A formação de câmara se dá a partir de pequenos grupos de diferentes composições, que podem ser quartetos ou quintetos de cordas, com ou sem percussão, quintetos de madeiras ou metais.”
Segundo Mayumi, a câmara é um dos gêneros da música de concerto. “Em italiano, câmara se refere a uma antessala pequena, proposta que nasceu no começo do Barroco para apresentações em ambientes menores.”

Os concertos têm duração de 40 minutos a uma hora e no repertório, especialmente produzido para o momento festivo da cidade de São Pedro, haverá uma mescla de estilos, reunindo obras de compositores eruditos como Mozart, Bach e Vivaldi, e compositores populares nacionais e internacionais, como Herbert Vianna, Paulo Sérgio Valle, Jacques Revaux, Claude François, Paul Anka, Carlos Gardel, Fermo Dante Marchetti, Tom Jobim, César Guerra-Peixe, John Lennon, Paul McCartney e o mestre da música de cinema Ennio Morricone.

“Estamos muito felizes com a oportunidade de levarmos nosso projeto como parte da celebração do aniversário de fundação desse lugar acolhedor que é São Pedro, ainda mais com a possibilidade de ajudarmos uma instituição da cidade por intermédio das doações de alimentos que podem ser feitas pela própria população”, ressaltaram os músicos organizadores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por