Ledores do Breu, hoje no Sesc (Divulgação)
O espetáculo "Ledores do Breu", com a Cia do Tijolo , será apresentado hoje, às 20h, no Sesc Piracicaba, e integra o projeto teatral Em.Cena.Ação.
Inspirado no texto "Confissão de Caboclo" do poeta Zé da Luz e no pensamento e prática do educador Paulo Freire, o espetáculo trata das relações entre o homem sem leitura e sem escrita com o mundo ao seu redor e pretende ser uma reflexão sobre as consequências do analfabetismo e, principalmente, do analfabetismo funcional. Histórias entrelaçadas que acompanham analfabetos em pleno século XXI, homens percorrendo distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes. Monólogo de Dinho Lima Flor, dirigido por Rodrigo Mercadante.
A venda de ingressos já está liberada pelo site oficial do Sesc Piracicaba e nas bilheterias da unidade. A peça não é recomendada para menores de 14 anos.
Projeto Em.Cena.Ação
Programação mensal de espetáculos teatrais que contempla a produção contemporânea em sua diversidade de técnicas e temas, ofertando montagens de novos e consagrados dramaturgos, encenadores e atores.
Sobre a companhia
A Cia. do Tijolo foi formada por membros que faziam parte de dois tradicionais grupos de teatro de São Paulo: o Teatro Ventoforte e a Cia. São Jorge de Variedades. O projeto nasceu do desejo de Dinho – hoje ator e diretor da companhia – de realizar um monólogo sobre o poeta cearense Patativa do Assaré.
O grupo começou a estudá-lo e assim surgiu o primeiro trabalho da companhia, o show musical Cante Lá Que Eu Canto Cá. Após a apresentação, no entanto, o grupo percebeu que precisava de mais trabalhos para dar conta da riqueza de temas que envolviam o artista. Fizemos então o segundo espetáculo: Concerto de Espinha e Fulô. Dessa união de pessoas começamos a ler Paulo Freire também e assim surgiu a trupe.