Arte Contemporânea

SAC inaugura a 52ª edição no Armazém 14 do Engenho Central

Cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Luciano Almeida; exposição fica aberta à visitação gratuita até o dia 4/02/2024

Da Redação
19/12/2023 às 07:23.
Atualizado em 19/12/2023 às 07:23
52º SAC está montada no Armazém 14 do Engenho Central (CCS)

52º SAC está montada no Armazém 14 do Engenho Central (CCS)

Com 77 obras, produzidas por 29 artistas diferentes, oriundos de 11 estados, o 52º SAC (Salão de Arte Contemporânea) foi inaugurado na noite da última sexta-feira, 15/12, no Armazém 14 do Engenho Central, onde permanece aberto para visitação gratuita até o dia 4/02/2024. O evento contou com a participação do prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, e do secretário da Ação Cultural (Semac), Carlos Beltrame, além de artistas premiados, autoridades, artistas locais e a população em geral.

Na cerimônia de abertura, o prefeito Luciano Almeida lembrou que o SAC é um entre tantos espaços para artistas de todo o Brasil mostrarem seu trabalho. “O salão é um berço das artes que fomenta a produção cultural de tantas pessoas. Inauguramos mais uma edição com sucesso e esperamos que mais artistas se interessem em participar no ano que vem”.

O secretário Carlos Beltrame lembrou que esta é uma edição de retomada do SAC – ficou sem edições durante a pandemia. “O SAC volta com força total e os números comprovam: recebemos 428 trabalhos em busca de um espaço neste salão tão prestigiado em todo o país”.

Renata Gava, diretora da Pinacoteca Municipal, destacou que o 52º SAC recebeu obras de muita qualidade e que foi difícil o processo de selecionar os vencedores. “Contamos ainda com um crivo bem rigoroso da comissão, formada por Luciana Ribeiro, Claudinei Roberto da Silva e Sylvia Furegatti, que foi bem técnica tanto na primeira como na segunda fase de seleção, além da premiação”.

A inauguração do 52º SAC também recebeu Selma Nardin, esposa do falecido artista Ermelindo Nardin, idealizador do salão, que morreu aos 83 anos no último dia 7/07. Ele ganhou uma mostra paralela, também no Armazém 14, com sete obras de sua autoria, que fazem parte do acervo da Pinacoteca Municipal.

A cerimônia de inauguração do 52º SAC ainda contou com alguns dos artistas que foram selecionados nesta edição. São eles: Dulce Martins, Julian Campos, Wesler Machado Alma, Liliana Alves, Paulo Ruiz e Felipe Campos Peres.

Rodrigo Lucas da Silva levou a família para conhecer um pouco sobre arte contemporânea na noite de abertura do 52º SAC. “É a primeira vez que venho, é diferente. Trouxemos as crianças, Laura, 10 anos, e Davi, de 5 anos, para ter mais contato com cultura e para que desenvolvam a criatividade”.

O artista Renato Palmute veio de São Paulo para prestigiar o SAC. “A exposição surpreende pela variedade. Está no nível de grandes salões de arte contemporânea que acompanho”.

Isabela Java, também de São Paulo, é uma das artistas selecionadas do 52º SAC e esteve presente na inauguração. “É gratificante estar ao lado de artistas que já conheço e ainda mais poder vê-los pessoalmente. O SAC é um salão importantíssimo e esta edição está maravilhosa”.

Dulce Martins, vencedora do Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba, com a série Álbum de Família I e II, veio de Santos para acompanhar a abertura do 52º SAC. “Fiquei surpresa e feliz que o meu estilo de arte, o Naïf, foi contemplado, um estilo que pouco entra em salão de arte contemporânea. Mas estamos entrando nestes espaços, como agora no SAC, um salão importante”.

SERVIÇO – 52º SAC (Salão de Arte Contemporânea), no Armazém 14 do Parque do Engenho Central. Avenida Maurice Allain, 454. Entrada gratuita. De terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e de sábado, domingo e feriados, das 10h às 17h. Visitação gratuita até 4/02/2024.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por