Aparecem nas peças e são temas da rota, por exemplo, a igreja Santo Antônio, em Pau d'Alho, a caminho de Tanquã, e a centenária Ponte de Ferro em Ártemis. (Edilson Morais)
Com linguagem teatral para contar histórias e causos de alguns bairros rurais de Piracicaba, que são cenários do espetáculo Na Roça, a Companhia Teatral Ronaumrose realiza neste sábado, 17/12, a 1ª Rota Cênica do Matuto, uma atividade que une turismo e teatro. A saída será às 9h do Eca Guarantã (rua Santa Lídia, 548, no Areão), com retorno às 13h, no mesmo ponto. A atividade tem apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural (Semac).
A participação na Rota Cênica do Matuto é gratuita, porém, as vagas são limitadas. São 20 vagas. O público em geral pode participar mediante solicitação por meio do e-mail [email protected] com nome completo e RG. A resposta do pedido será confirmada pelo mesmo endereço eletrônico do pedido.
A Rota Cênica do Matuto passará por Artemis, Pau D’alho e Tanquã, locais da cidade que estão relacionados aos enredos das peças Na Roça, com direção de Rosângela Pereira, inspirada na obra de Belmiro Braga, e Juiz de Paz na Roça, de Martins Pena, considerada a primeira comédia de costumes do teatro brasileiro, com as guias contando as histórias e curiosidades dos locais visitados.
“Nas nossas versões incluímos alguns causos e lendas da cidade de Piracicaba, que tem milhares de histórias do cotidiano caipiracicabano e com citação de vários pontos turísticos da nossa Noiva da Colina, daí então surge o enredo perfeito para uma peça com boas gargalhadas e confusões”, destaca a diretora Rosângela.
Aparecem nas peças e são temas da rota, por exemplo, a igreja Santo Antônio, em Pau d'Alho, a caminho de Tanquã, e a centenária Ponte de Ferro em Ártemis.