Sinfônica de Piracicaba

OSP recebe o pianista Lucas Thomazinho no Teatro do Engenho

Sessões acontecem neste sábado, 25/11, às 16h e 19h; ingressos gratuitos podem ser retirados pela internet ou presencialmente.

Da Redação
22/11/2023 às 11:23.
Atualizado em 22/11/2023 às 11:23
OSP e Jamil Maluf (Rodrigo Alves)

OSP e Jamil Maluf (Rodrigo Alves)

Uma das principais referências de pianistas brasileiros do atual cenário musical, o jovem paulista Lucas Thomazinho é o solista do próximo concerto da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), sob a regência do maestro emérito Jamil Maluf. As sessões neste sábado, 25/11, às 16h e 19h, acontecem no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, com obras de Franz Liszt e Robert Schumann. Os ingressos gratuitos podem ser retirados pela internet ou presencialmente.

O concerto é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, sob o patrocínio prata da Caterpillar, Drogal e Hyundai, apoio da Prefeitura do Município de Piracicaba e Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). São parceiros a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Mega Bilheteria, Ibis Styles Piracicaba, Jornal de Piracicaba, Monte Sul, Padaria do Vovô, Rádio Educativa FM e Rádio Jovem Pan Piracicaba.

A peça que abre o programa, “Totentanz” (em alemão, Dança da Morte) é baseada em um hino litúrgico medieval presente nas missas de réquiem. É considerada uma das mais importantes peças do húngaro Franz Liszt e combina as características de um concerto para piano e suas variações se alternam entre momentos entre o lirismo e o alto virtuosismo. A obra foi escrita em 1838, publicada em 1849 e revista em 1853 e 1859.

“É uma peça desafiadora para o pianista, por exigir um alto nível de técnica, habilidade interpretativa e diálogo com a orquestra. É um exemplo de como o compositor pode explorar diferentes temas em uma mesma música”, contextualiza o maestro Jamil Maluf, sobre o poema sinfônico de Liszt, classificado como o maior pianista do século 19.

A “Sinfonia N° 4 em ré menor, op. 120” será apresentada pela Orquestra na sequência. A peça que o alemão Robert Schumann dedicou à esposa Clara explora uma ampla gama de emoções em seus quatro movimentos. Inicialmente foi chamada de “Sinfonia Religiosa” e passou por várias alterações antes de sua estreia, em 1853, em Düsseldorf, na Alemanha.

O SOLISTA – Esta é a terceira vez em que Lucas Thomazinho atua como solista da OSP. Ele já se apresentou na cidade sob a regência do maestro convidado Gabriel Rhein-Schirato, em 2009, e retornou em março de 2022, regido pelo próprio maestro Jamil Maluf.

Filho de pianistas, Thomazinho nasceu em 1995 e passou a dedicar-se ao instrumento aos 9 anos. Venceu mais de uma dezena de concursos nacionais e internacionais, em países como Portugal, Estados Unidos e Alemanha.

Entre as orquestras em que atuou como solista estão a RTVE Symphony Orchestra (em Madrid, Espanha), as filarmônicas de Minas Gerais e do Amazonas e as sinfônicas do Estado de São Paulo (Osesp), da Bahia (Osba) e de Porto Alegre (Ospa).

É bacharel em piano pela USP (Universidade de São Paulo), onde estudou sob orientação de Eduardo Monteiro, e é mestre em Performance Arts pelo New England Conservatory, em Boston, nos Estados Unidos.

INGRESSOS – Os ingressos gratuitos devem ser retirados a partir das 10h de sexta-feira, 24/11, no site megabilheteria.com (até dois por CPF cadastrado). Além disso, no dia do espetáculo, serão disponibilizados 50 ingressos por apresentação, 30 minutos antes de cada sessão, portanto às 15h30 e 18h30, na própria bilheteria do Teatro do Engenho.

A OSP solicita a doação de um quilo de alimento não-perecível, em prol do Fundo Social de Solidariedade. Nas duas sessões estão asseguradas a acessibilidade para as pessoas com deficiência. Haverá ainda a presença de intérprete de Libras.

SERVIÇO – Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 25/11, às 16h e 19h, no Teatro Municipal Erotides de Campos (avenida Dr. Maurice Allain, 454, Engenho Central). Entrada gratuita. Mais informações: Facebook, Instagram @sinfonicapiracicaba ou no site oficial osp.art.br.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por