Palestra sobre patrimônio histórico

Museu Prudente segue com inscrições abertas

Atividade é a primeira programação, no dia 15/5, dentro da 21ª Semana Nacional de Museus

Da Redação
12/05/2023 às 09:10.
Atualizado em 12/05/2023 às 09:10
Equipe do Prudente de Moraes e do Copedac falam sobre patrimônio histórico no dia 15 (CCS)

Equipe do Prudente de Moraes e do Copedac falam sobre patrimônio histórico no dia 15 (CCS)

Palestra Patrimônio Histórico: Impacto na Paisagem e Importância do Entorno é a primeira atividade que o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes promove, na próxima segunda-feira, 15/05, às 9h, na 21ª Semana Nacional de Museus, cujo tema de 2023 é Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar. As vagas são limitadas e as inscrições seguem por meio do telefone (19) 3422-3069 ou e-mail [email protected].

O arquiteto e especialista em patrimônio arquitetônico Marcelo Cachioni, a restauradora/conservadora Ana Torrejais e o historiador do Prudente de Moraes, Mauricio Beraldo, conduzem a palestra, que é voltada a profissionais de museus, professores, estudantes e demais interessados no tema, com o objetivo de questionar como os diferentes contextos interferem em nossa percepção patrimonial.

O Prudente de Moras é um equipamento mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

A apresentação será desenvolvida no formato de mesa-redonda, seguida de debate, abordando os conceitos de entorno e paisagem cultural, cartas patrimoniais vigentes e legislação aplicável, para além da apresentação de alguns estudos de caso, paradigmáticos no que concerne a essas questões, seja a um nível municipal, nacional ou internacional.

“Os museus são considerados espaços de conhecimento que, para além de desempenharem um papel fundamental na preservação do patrimônio cultural, devem igualmente contribuir como agentes de transformação social e de promoção de práticas sustentáveis. Daí a importância do entorno que, principalmente em contexto urbanístico, carece ser abrangido por tal consciência preservacionista”, reforça Beraldo.

A conservadora Ana fala da dinâmica da palestra. “Primeiro problematizamos o conceito de patrimônio histórico e o que é uma paisagem cultural. Em seguida, avançamos na discussão sobre mecanismo de defesa e como eles foram legalmente constituídos ao longo dos anos. Nesta parte, o Cachioni vai também apresentar casos de salvaguarda do patrimônio, tanto do Brasil como do exterior”.

Semana de Museus

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.

No dia 20/05, sábado, às 10h, a oficineira Dorinha Kennedy está no Museu para realizar uma oficina de origami para crianças de 06 a 12 anos. Também é necessário agendamento prévio.

Já a visitação guiada contempla a evolução urbana da cidade de Piracicaba e a história política e pessoal de Prudente de Moraes, primeiro presidente civil do Brasil. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. O agendamento somente é necessário para visitas de grupos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por