Cururu

Luana Iris lança o vídeo “Luana Iris – Cururu Paulista"

Lançamento é nesta quarta-feira (27), às 12h30, em seu canal do Youtube

Da Redação
27/07/2022 às 09:50.
Atualizado em 27/07/2022 às 10:34
Dupla Lua e Vênus trabalham em novos conteúdos, para lançamento em breve (Jaqueline Altomani)

Dupla Lua e Vênus trabalham em novos conteúdos, para lançamento em breve (Jaqueline Altomani)

A artista piracicabana Luana Iris lança nesta quarta-feira, 27, às 12h30, em seu canal do Youtube (bit.ly/cururuluana), o vídeo “Luana Iris – Cururu Paulista”, que conta com acessibilidade para a comunidade surda, via legendas. O conteúdo foi registrado durante a participação da cantora, em 7 de julho (dia do seu aniversário de 20 anos), no Pouso do Divino, evento que compõe a programação da Festa do Divino, tradicional em Piracicaba.

Por meio do novo conteúdo audiovisual, com direção de Leandro Palauro, a piracicabana mescla as ancestralidades caipira e africana, influências fundamentais na sua música.

Luana cresceu na periferia da zona oeste de Piracicaba (SP) sob forte influência da arte regional. Seu pai, Luiz Carlos da Silva, foi locutor de Cururu e a levava para eventos como a Festa do Divino, tradicionalmente animada pelo gênero musical. Hoje, a cantora une a cultura do Hip Hop à musicalidade da viola, num duplo resgate de ancestralidades.

Recentemente, a artista também se apresentou no Revelando SP, festival de tradições paulistas realizado na capital. Luana conta que, além do convívio desde muito nova com a música, a troca de experiências com diferentes vertentes, como as praticadas pela Casa de Batuqueiro, despertou a necessidade de abordar a ancestralidade em seu trabalho. 

“Além de ser um indivíduo, eu também carrego a cultura do meu povo comigo, o que é uma grande responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, um grande prazer. Pessoas como o Antonio Filogenio de Paula Junior e o Vanderlei Benedito Bastos, ambos batuqueiros, estão sendo fundamentais para que eu me compreenda como um ser coletivo”, afirma Luana Iris.

Além da direção de Palauro, o material audiovisual reúne, ainda, redação de Luana Iris, produção de Gabriela Rodrigues (Vênus) e legendas de Airan Prada.

Hip Hop e Cururu

Luana Iris também integra o movimento Hip Hop e, ao lado de Gabriela Rodrigues (Vênus), forma a dupla Lua e Vênus, que vem produzindo conteúdos a lançar em breve. Em junho, Luana homenageou, na música Ato Criminal, George Stinney Jr., o mais jovem condenado à pena de morte no século XX nos EUA, que foi executada em 1944, quando ele tinha 14 anos. Controversa, a condenação foi alterada pela Justiça daquele país em 2014. A canção está disponível nas principais plataformas de streaming, como o Spotify.

O cururu, homenageado pela artista, é uma manifestação folclórica caipira de origem ameríndia e portuguesa. É característico da região do médio Tietê. Em Piracicaba, alguns dos nomes que fizeram história no cururu são Paraffuso, Pedro Chiquito, Nhô Serra e Nhô Chico. 

Serviço
Lançamento do vídeo “Luana Iris – Cururu Paulista”. Quarta-feira, 27/7, às 12h30, no canal da artista no YouTube Iris (bit.ly/cururuluana). Mais informações podem ser obtidas no Instagram: @falaew_lua .

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por