Miçanga Leituras coordenadas pela artista e pesquisadora Carolina Moya antecedem performance de dança (Divulgação)
A artista da dança e pesquisadora Carolina Moya, que mora em Piracicaba, iniciou no seu perfil no Instagram (@carolinamoya) e no seu canal do Youtube (Carolina Moya) leituras em voz alta do texto "No Caminho da Miçanga - Um Mundo que se Faz de Contas", da antropóloga Els Lagrou.
A atividade antecede a apresentação “Eu Não Sou Daqui - Estudos de Poética das Travessias”, uma criação de dança e performance que aborda as culturas populares e o flamenco, prevista para estrear em junho.
“Essa leitura em voz alta é uma forma de compartilhar com as pessoas o texto de Els Lagrou, bastante mobilizador, e também uma maneira de aproximar o público do processo de criação do trabalho e de noções de incorporação do estrangeiro e da diversidade como constituinte da identidade”, diz Carolina Moya.
As leituras acontecem ao vivo, com duração entre 20 e 40 minutos, porém, as gravações ficam disponíveis. “A ideia é que as pessoas acompanhem em um momento do dia em que isso é possível no seu cotidiano e ao mesmo tempo em que desenvolvem outras atividades corriqueiras. Assim como um podcast, linguagem contemporânea que serviu como inspiração”, explica a artista.
As datas são divulgadas nos perfis do Instagram e do Facebook da artista e a expectativa é que a atividade virtual aconteça até meados de junho. Em algumas oportunidades, Carolina faz as leituras sozinha.
Em outras ocasiões, ela terá a companhia de outros artistas, como Marion Hesser, Lilian Soarez, Julia Giannetti, Ivy Calejon, Ivan SIlva, Cibele Mateus, Erineide Oliveira, Junú e Iara Campos.